Escândalo ESC: Abor pede desculpas por declarações questionáveis!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Abor e Tynna de Viena representam a Alemanha no ESC 2025 com sua canção "Baller", apesar das declarações polêmicas de Abor.

Abor und Tynna aus Wien vertreten Deutschland beim ESC 2025 mit ihrem Song "Baller", trotz umstrittener Äußerungen von Abor.
Abor e Tynna de Viena representam a Alemanha no ESC 2025 com sua canção "Baller", apesar das declarações polêmicas de Abor.

Escândalo ESC: Abor pede desculpas por declarações questionáveis!

O último fim de semana de Pentecostes, conhecido por celebrações alegres e reuniões familiares, também trouxe uma polêmica chocante sobre a atuação da dupla de irmãos vienenses Abor & Tynna no Eurovision Song Contest 2025. Os dois músicos, que representaram a Alemanha com seu hit "Baller", alcançaram apenas o 15º lugar, mas sua música provou ser um grande sucesso comercial, superando todas as outras inscrições no evento, que aconteceu em Basileia no dia 17 de maio, tanto na Alemanha quanto internacionalmente.

Abor, na verdade Atilla Bornemisza, e sua irmã Tynna venceram a fase preliminar alemã “Chefsache ESC 2025” e chamaram a atenção com sua mistura refrescante de disco pop, hip-hop e sons eletrônicos. Suas raízes musicais são profundas; Ambos vêm de uma família artística romeno-húngara - o pai é violoncelista da Filarmônica de Viena. O jurado Stefan Raab elogiou o estilo de Tynna, que o lembrou do famoso Udo Lindenberg, e muitos tinham certeza de que ouviríamos muito mais dos dois no futuro.

O escândalo das declarações antigas

Mas então ocorreu um incidente inesperado que ofuscou a onda positiva. Capturas de tela incriminando Abor apareceram em plataformas de mídia social como X e Reddit. Estas continham declarações anti-mulheres e anti-LGBTQ+, bem como suposto apoio à “mentalidade Trump”. Uma usuária do Reddit já havia promovido sua música “Borderline”, o que causou agitação adicional.

Em 11 de junho, apenas um dia antes da publicação deste artigo, Abor pediu desculpas publicamente pelas postagens antigas. Ele lamenta o conteúdo ofensivo e enfatiza que não reflete mais suas crenças atuais. “Pensei muito sobre isso e peço desculpas às pessoas que magoei”, observou o jogador de 26 anos.

Sua irmã Tynna ficou atrás dele e explicou em uma postagem no Instagram que não sabia nada sobre essas opiniões e claramente se distanciou delas. “Quero que uma mudança real resulte deste incidente”, disse Tynna. Apesar do pedido de desculpas, há reações contraditórias; Embora alguns elogiem a reflexão de Abor, permanece a incerteza sobre o seu impacto na sua carreira artística.

Uma olhada no Festival Eurovisão da Canção

O Festival Eurovisão da Canção, que se realiza este ano pela 69.ª vez, é considerado um dos eventos musicais mais tradicionais e tem atraído milhões de espectadores não só na Europa, mas em todo o mundo. Embora o interesse global tenha diminuído nos últimos anos – cerca de 170 milhões de pessoas sintonizadas em 2025 e uma média de 8,55 milhões na Alemanha – o programa continua a ser um formato de televisão popular. A Alemanha, que tem tido um desempenho geralmente fraco nos últimos anos, tem tido dificuldade em convencer desde o 4º lugar de Michael Schulte em 2018. As partes finais do evento mostraram, portanto, um grande potencial, sobretudo devido à actual ascensão dos irmãos Bornemisza, que produzem 90 por cento da sua música na Alemanha, especialmente em Berlim.

Desempenhos magistrais de países como a Irlanda e a Suécia, que garantiram sete vitórias cada, marcam sempre a competição. A expectativa para a próxima competição permanece inalterada apesar de todos os contratempos, e nos perguntamos se Abor & Tynna subirão ao palco novamente na próxima vez, depois que o incidente atual se acalmar.

No mundo do entretenimento, porém, o próximo desafio já está na mesa. Se as coisas continuarem assim para os irmãos, eles podem esperar que o povo de Regensburg continue no seu caminho.

Para mais informações leia aqui: Mercúrio, Joyn e Estatista.