100 anos de Sandleitenhof: festividades no coração de Ottakring!
O Sandleitenhof em Ottakring comemora 100 anos com festivais, exposições e concertos de 12 a 14 de junho de 2025.

100 anos de Sandleitenhof: festividades no coração de Ottakring!
Um quarto de século na história de Sandleitenhof: o lendário edifício comunitário no 16º distrito, Ottakring, celebra este ano o seu 100º aniversário. O correio relata que o Sandleitenhof é considerado um excelente exemplo de habitação social na “Viena Vermelha”. Construído entre 1924 e 1928, este grande projeto residencial foi o maior do gênero durante o período entre guerras e possui um total de 1.587 apartamentos.
A área em Ottakring foi originalmente usada para viticultura antes de a cidade de Viena intervir no difícil período entre guerras para criar espaço vital para a força de trabalho. Na inebriante década de 1920, quando o governo social-democrata começou a construir tais instalações, a melhoria da qualidade de vida da população estava no topo da agenda.
Arquitetura e infraestrutura
A construção do Sandleitenhof é de estilo aberto, com uma transição fluida entre os pátios interiores e a rua. Vários arquitetos importantes, incluindo Otto Schönthal e Emil Hoppe, foram responsáveis pelo planejamento, enquanto a gestão do projeto ficou nas mãos de Josef Bittner. Com uma área total de 68.581 metros quadrados, o complexo abriga amplas áreas verdes, parques infantis e importantes infraestruturas como uma grande casa popular, um jardim de infância, uma biblioteca pública e ainda equipamentos culturais como uma sala de cinema e teatro.
Nos melhores tempos, cerca de 5.000 pessoas viviam em Sandleitenhof, hoje são cerca de 4.000. A vida aqui é caracterizada por uma ampla oferta de atividades de lazer, e opções de lazer como o parque de congressos e a piscina de congressos, inaugurada em 1928, complementam de maneira ideal as opções de moradia. A arte também desempenha um papel importante, como mostram as esculturas de Heinrich Scholz e os murais de Artur Brusenbauch, que embelezam a paisagem urbana.
Uma celebração para todos
Para comemorar o aniversário haverá um colorido programa de festivais de 12 a 14 de junho. O pontapé inicial acontecerá na quinta-feira com um café da manhã conjunto e a abertura de uma exposição intitulada “Resistência em Ottakring”, que mostra cartas de combatentes da resistência e sobreviventes. Isso pode ser visto nas arcadas do Sandleitenhof até o final de junho. Outra exposição intitulada “Sandleitner Devotional Pictures” é dedicada aos retratos de 50 moradores do complexo.
Na sexta-feira, os visitantes podem esperar um concerto festivo da Orquestra Sinfónica de Viena, acompanhado por contribuições musicais de vários grupos. Haverá também um tour pelo complexo residencial com o arquiteto Kurt Smetana na sexta-feira. O sábado também oferece algo interativo com um programa prático acompanhado pelos artistas Hanna Schimek e Stefan Huber do Museu do Cinema Austríaco. O programa termina no sábado à noite com uma leitura do autor Ishraga Mustafa, seguida da apresentação de filmes amadores de Ottakring que documentam a vida das pessoas ali presentes. Um último filme, “A Cacatua Verde”, dará um final adequado às celebrações.
O Sandleitenhof não é apenas uma obra-prima arquitetônica, mas também uma parte viva da história de Viena, conectando o passado com o presente e incorporando o espírito da cidade do pós-guerra. O Wiki de História documenta como este edifício sobreviveu ao grande stress da Segunda Guerra Mundial e foi totalmente renovado após 1995. O impacto sócio-político da construção não deve ser subestimado, porque o Sandleitenhof é um símbolo dos projectos de habitação social que fazem de Viena o que é hoje, uma cidade que sempre oferece espaço para todos.
Para mais informações sobre a interessante história da habitação social em Viena, você também pode visitar Viena.info Veja onde poderá saber mais sobre habitação social e os seus importantes arquitectos.