Währing soa o alarme: a falta de médicos de seguro de saúde legal põe em perigo a saúde!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Währing sofre com a falta de médicos. As petições pedem mais médicos de seguros de saúde legais, enquanto Viena planeia novos centros de saúde.

Währing leidet unter Ärztemangel. Petitionen fordern mehr Kassenärzte, während Wien neue Gesundheitszentren plant.
Währing sofre com a falta de médicos. As petições pedem mais médicos de seguros de saúde legais, enquanto Viena planeia novos centros de saúde.

Währing soa o alarme: a falta de médicos de seguro de saúde legal põe em perigo a saúde!

A situação dos cuidados médicos em Währing está a tornar-se cada vez mais crítica: muitos residentes enfrentam um verdadeiro desafio porque a procura de médicos de seguros de saúde legais é muitas vezes extremamente árdua. O SPÖ Währing lançou, portanto, uma petição para chamar a atenção para estas queixas e exigir melhorias. Cerca de 400 apoiantes já assinaram campanha por mais caixas registadoras no 18º distrito. Michael Trinko, presidente do SPÖ Währing, informou que mais de 300 assinaturas foram coletadas em pouco tempo.  Meu distrito relata que a escassez de médicos estatutários de seguros de saúde tem um impacto direto na capacidade de agendamento, o que resulta em longos tempos de espera para muitos Währingers.

Mas Währing não está sozinho na luta por melhores cuidados de saúde. Há necessidade de médicos de seguros de saúde legais suficientes para fornecer cuidados médicos oportunos e acessíveis em toda Viena. A cidade de Viena anunciou que abrirá um total de 29 novos centros de saúde até 2030, estando também previstos três em Währing. Um centro de saúde infantil já foi inaugurado na Kreuzgasse 27, seguidos por mais dois de medicina geral. Estes desenvolvimentos são urgentemente necessários porque o número de médicos estatutários de seguros de saúde em Viena atingiu um mínimo histórico de apenas 1.546. Isso é um quarto menos per capita do que há 15 anos. O SPÖ Währing salienta que o acesso aos cuidados médicos básicos não deve depender do rendimento e que as pessoas mais idosas e mais pobres da população, em particular, estão muitas vezes em desvantagem.

Desafios crescentes

Os desafios no setor da saúde não devem ser subestimados. Como Hoje observa que os últimos anos resultaram na adição de cerca de 300.000 novos residentes a Viena, enquanto o número de médicos estatutários do seguro de saúde tem diminuído continuamente. Isto leva a condições insustentáveis, particularmente em disciplinas como pediatria e ginecologia. Muitos cargos pagadores não têm pessoal ou estão inativos, o que significa que os médicos existentes estão no limite e os tempos de espera dos pacientes estão disparando.

Os políticos consideram-se desafiados aqui: O ÖVP sugere a criação de mais centros de cuidados primários, a fim de aliviar a carga sobre os ambulatórios hospitalares. Daniel Resch, do ÖVP, apelou mesmo aos distritos para que recebessem o seu próprio orçamento para apoiar as caixas registadoras, a fim de tomar medidas específicas onde a necessidade é maior.

A discussão em curso sobre os cuidados de saúde no 18.º distrito e noutros locais mostra que já é tempo de haver mais médicos de seguros de saúde legais disponíveis, a fim de proporcionar à população de Währingen cuidados de saúde atraentes. As assinaturas recolhidas para a petição serão em breve entregues a Agnes Streissler-Führer, presidente do comité do escritório regional do Fundo Austríaco de Seguro de Saúde de Viena (ÖGK). Destaca que é necessário trazer ao distrito mais médicos de família, bem como equipas de enfermagem e terapeutas, para aumentar a visibilidade da oferta médica e permitir consultas mais rápidas aos pacientes.