Iniciativa de Viena: 1,7 milhões para 100 jovens em formação!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Viena está a lançar um projecto de financiamento para 100 mulheres jovens para apoiar a sua formação. 1,7 milhões de euros para programas individuais.

Wien startet ein Förderprojekt für 100 junge Frauen zur Unterstützung bei der Ausbildung. 1,7 Mio. Euro für individuelle Programme.
Viena está a lançar um projecto de financiamento para 100 mulheres jovens para apoiar a sua formação. 1,7 milhões de euros para programas individuais.

Iniciativa de Viena: 1,7 milhões para 100 jovens em formação!

A cidade de Viena lançou hoje um novo e emocionante projecto destinado especificamente a apoiar mulheres jovens na formação. Sob o nome de “Fundação Feminina”, este projeto de financiamento, criado em colaboração com a Waff e a AMS Viena, é visto como um marco no apoio às mulheres na vida profissional. O vereador para os Assuntos Económicos, Peter Hanke, e a vereadora para as mulheres, Kathrin Gaál, apresentaram a ideia em março de 2023, cuja implementação já foi oficialmente celebrada.

Para chegar ao maior número possível de mulheres, cerca de 1,7 milhões de euros irão para a “Fundação da Mulher”. Este montante será utilizado para apoiar 100 jovens vienenses na sua formação. O prefeito Michael Ludwig e Barbara Novak apresentaram os detalhes deste projeto piloto na segunda-feira e enfatizaram a importância de abrir novas perspectivas para as mulheres com responsabilidades de cuidados e para aquelas que retornam ao trabalho.

Grupo-alvo e condições gerais

O grupo-alvo inclui mulheres com 25 anos ou mais que estão inscritas na AMS e têm direito ao subsídio de desemprego, mas não podem comprovar formação profissional concluída. A “Fundação das Mulheres” tem como alvo principal as mulheres que regressam ao trabalho e as mulheres com responsabilidades de cuidados. Isto não se destina apenas a promover ainda mais a participação das mulheres na força de trabalho em Viena, que actualmente é de 76 por cento, mas também a contrariar a escassez de trabalhadores qualificados.

Os participantes beneficiam de programas de formação personalizados com duração mínima de 18 meses e máxima de três anos. No âmbito do projeto, recebem não só formação gratuita, mas também um subsídio mensal de 300 euros e a oportunidade de continuar a receber subsídio de desemprego. O orçamento médio para formação e educação continuada por pessoa é de 7.000 euros – um apoio generoso que deverá facilitar o acesso de muitas mulheres à vida profissional.

Uma iniciativa com visão

Além da “Fundação das Mulheres”, a cidade de Viena está a planear outros projectos para promover as mulheres. Estas incluem, entre outras coisas, oficinas gratuitas de digitalização, a conhecida “Semana da Mulher”, Dia das Filhas e bolsas de estudo no setor de tecnologia. Estas medidas são particularmente importantes, como demonstrou um grande inquérito às mulheres: o rendimento e o trabalho estão no topo da lista de preocupações de muitas mulheres vienenses.

Em Viena, as mulheres também ganham cerca de dez por cento mais do que a média nacional, o que mostra que existe um forte interesse económico em expandir ainda mais este apoio. Uma tal iniciativa pode dar um contributo importante para oferecer às mulheres oportunidades mais abrangentes na vida profissional e promover ativamente a sua igualdade no mundo do trabalho.

Resta saber como a cidade de Viena avançará com esta iniciativa. Mas para as 100 jovens que irão beneficiar deste projecto, já é um passo na direcção certa. As iniciativas planeadas poderão também ter um impacto positivo na sociedade como um todo e enviar um sinal forte em prol da igualdade de oportunidades.

Os leitores interessados ​​podem encontrar mais informações e detalhes sobre os projetos em ORF Viena e o Ministério Federal da Família e da Mulher.