Mais verde Simmeringer Hauptstraße: Começa a expansão para mais qualidade de vida!
Na primavera de 2026, o reprojetado do Simmeringer Hauptstraße para mais verde, a qualidade de vida e um melhor microclima começa.

Mais verde Simmeringer Hauptstraße: Começa a expansão para mais qualidade de vida!
O Simmeringer Hauptstraße, uma parte central do distrito de mesmo nome, enfrenta uma reformulação emocionante, que está programada para começar na primavera de 2026. O objetivo desta iniciativa não é apenas aumentar a atratividade do distrito, mas também melhorar significativamente o microclima. Isso pertence à campanha urbana "fora do asfalto", que é dedicada ao esverdeamento e vedação das áreas. Isso relata Vienna.at.
O desejo de mais verde é importante para os moradores. Em uma pesquisa, 84 % dos 1.167 participantes declararam que o esverdeamento adicional era importante para eles. Isso também se reflete nas inovações desejadas: as plantações, pois foram plantadas na Litfaßstrasse no outono de 2024, devem melhorar as zonas de pedestres. Da mesma forma, numerosos novos assentos e elementos de água na lista de desejos. No entanto, apenas 25 % dos entrevistados expressaram um forte interesse em receber vagas de estacionamento, o que mostra que as prioridades estão se afastando do tráfego de carros para mais qualidade de vida. Isso fornece esses resultados Jornal do distrito de Wiener.
Medidas e infraestrutura planejadas
A reforma se estende por uma seção de 700 metros de comprimento entre Litfaßstraße e Zippererstrasse. Além do plantio de 52 árvores novas, uma área de 5.500 m² de asfalto é selada para abrir espaço por 3.500 m² de novas camas verdes. No futuro, os moradores devem poder passear em um ambiente mais amigável, já que as calçadas também aumentam e as travessias para os pedestres se tornam mais seguras e sem barreira. As conversões planejadas não apenas tornam a estética do espaço público, mas também mais funcional.
O projeto está no contexto dos desenvolvimentos globais, nos quais os espaços urbanos estão se tornando cada vez mais importantes. As previsões das Nações Unidas mostram que mais de 60 % da população mundial viverá nas cidades até 2030. Com esse redesenho, Viena quer não apenas encontrar a condensação das cidades, mas também fazer uma contribuição ativa para melhorar a qualidade da vida. Como o esverdeamento bem estruturado também pode ter efeitos positivos em termos de produção de oxigênio, ligação a CO2 e como filtro contra poeira fina, como o Fraunhofer-Gesellschaft ilustra.
Planejamento transparente e participação dos cidadãos
Uma exposição de informações ocorreu em 1º de outubro de 2025 no salão de baile do chefe do distrito no Enkplatz, a fim de oferecer aos cidadãos a oportunidade de trocar idéias. Outros eventos para a apresentação dos projetos já estão planejados para 3 de julho de 2025. A cidade de Viena e o Conselho Distrital enfatizam consistentemente o quão importante é o diálogo com os moradores. O projeto não deve apenas representar uma "cidade de padrões climáticos habitáveis de Viena", mas também dar aos moradores a sensação de serem ouvidos e participar ativamente do design do ambiente.
Como os planos se desenvolverão e o que o concreto muda o Simmeringer Hauptstraße o mais rápido possível permanece emocionante!