Greener Simmeringer Hauptstrasse: Começa a expansão para uma melhor qualidade de vida!
A reformulação da Simmeringer Hauptstrasse começará na primavera de 2026 para oferecer mais vegetação, qualidade de vida e um melhor microclima.

Greener Simmeringer Hauptstrasse: Começa a expansão para uma melhor qualidade de vida!
Simmeringer Hauptstrasse, uma parte central do distrito com o mesmo nome, está prestes a passar por uma emocionante transformação que está prevista para começar na primavera de 2026. O objetivo desta iniciativa não é apenas aumentar a atratividade do distrito, mas também melhorar significativamente o microclima. Isso faz parte da campanha “Saia do Asfalto” da cidade, que se dedica a tornar áreas verdes e desobstruídas. Isso relata Viena.at.
O desejo por mais espaços verdes é importante para os residentes. Num inquérito, 84% dos 1.167 participantes afirmaram que a vegetação adicional era importante para eles. Isto também se reflete nas inovações desejadas: as plantações, como as plantadas na Litfaßstrasse no outono de 2024, destinam-se a melhorar as zonas pedonais. Vários novos assentos e recursos aquáticos também estão na lista de desejos. No entanto, apenas 25% dos inquiridos manifestaram um forte interesse na preservação dos espaços de estacionamento, mostrando que as prioridades estão a mudar do tráfego automóvel para uma melhor qualidade de vida. Isso fornece esses resultados Jornal do distrito de Viena.
Medidas planejadas e infraestrutura
A reforma se estende por um trecho de aproximadamente 700 metros de comprimento entre Litfaßstrasse e Zippererstrasse. Além do plantio de 52 novas árvores, será desobstruída uma área de 5.500 m² de asfalto para dar lugar a 3.500 m² de novos canteiros verdes. No futuro, os residentes deverão poder passear num ambiente mais amigável, uma vez que as calçadas também serão mais largas e as travessias serão mais seguras e sem barreiras para os peões. As renovações previstas não só tornarão o espaço público mais estético, mas também mais funcional.
O projeto insere-se no contexto de desenvolvimentos globais em que os espaços urbanos estão a tornar-se cada vez mais importantes. As previsões das Nações Unidas mostram que, até 2030, mais de 60% da população mundial viverá em cidades. Com esta reformulação, Viena não quer apenas contrariar a densificação das cidades, mas também contribuir activamente para a melhoria da qualidade de vida. Uma vegetação bem estruturada também pode ter efeitos positivos em termos de produção de oxigénio, ligação de CO2 e como filtro contra poeiras finas, como Sociedade Fraunhofer esclarecido.
Planejamento transparente e participação cidadã
Uma exposição informativa ocorreu em 1º de outubro de 2025 no salão de baile do conselho distrital na Enkplatz para oferecer aos cidadãos a oportunidade de trocar informações. Outros eventos para apresentação dos projetos já estão planejados para 3 de julho de 2025. A cidade de Viena e o conselho distrital enfatizam consistentemente a importância do diálogo com os residentes. O projecto não deve apenas representar uma “cidade modelo climática habitável de Viena”, mas também dar aos residentes a sensação de serem ouvidos e de participarem activamente na concepção do seu entorno.
A forma como os planos se desenvolvem e quais mudanças específicas tornarão a Simmeringer Hauptstrasse mais atraente o mais rápido possível continua sendo emocionante!