Choque em Graz: tiroteio em escola – nove mortos e muitos feridos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Tiroteio em Graz em 10 de junho de 2025: um ex-aluno atira em nove pessoas. A dor e o choque caracterizam a sociedade.

Amoklauf in Graz am 10. Juni 2025: Ein ehemaliger Schüler erschießt neun Menschen. Trauer und Schock prägen die Gesellschaft.
Tiroteio em Graz em 10 de junho de 2025: um ex-aluno atira em nove pessoas. A dor e o choque caracterizam a sociedade.

Choque em Graz: tiroteio em escola – nove mortos e muitos feridos!

Em 10 de junho de 2025, um tiroteio numa escola em Graz chocou o público austríaco. Um ex-aluno de 21 anos abriu fogo, matando nove pessoas, seis das quais eram mulheres e três homens. Doze pessoas também ficaram feridas, algumas gravemente. O trágico acontecimento culminou com o suicídio do agressor, que suicidou-se numa casa de banho do edifício escolar. A polícia ainda não divulgou nenhuma informação sobre a motivação do agressor. O perpetrador aparentemente possuía as armas usadas legalmente, o que provavelmente alimentará mais uma vez a discussão sobre as leis sobre armas na Áustria. Mais de 300 policiais e mais de 160 equipes de resgate foram mobilizados para administrar a situação e ajudar os feridos. Foi acionado um plano especial de alarme para atendimento às vítimas para poder agir de forma rápida e eficaz nesta situação crítica, relata notícias diárias.

Politicamente, este evento é visto como uma tragédia nacional. O Presidente Federal Alexander Van der Bellen e o Chanceler Christian Stocker expressam a sua profunda solidariedade. Este último exige que a sociedade se mantenha unida em tempos tão difíceis. Um sinal de luto é feito no dia seguinte; Às 10h haverá um minuto de silêncio em todo o país pelas vítimas. Na Estíria, todos os eventos públicos foram cancelados nos próximos dias e o governo da cidade de Graz reunir-se-á à tarde para discutir novas medidas. As escolas permanecem fechadas por enquanto. O Ministro da Educação, Christoph Wiederkehr, enfatizou que as escolas devem ser locais seguros para as crianças e que alunos e professores podem reunir-se numa câmara municipal para lamentar e receber aconselhamento psicológico. A prefeita de Graz, Elke Kahr, fala de um dia “terrível” e “profundamente triste” e relata forte impacto emocional na cidade Espelho relatado.

Trauma e apoio às pessoas afetadas

Dada a magnitude do incidente, muitas vezes esquecemos que após tais actos de violência, não só as vítimas, mas também as suas famílias e a comunidade sofrem uma profunda ferida psicológica. O apoio abrangente às vítimas traumatizadas é crucial para evitar consequências a longo prazo. De acordo com o Jornal do médico mostra que a sociedade muitas vezes não consegue oferecer às vítimas cuidados sustentáveis. A falta de apoio pode levar à vitimização secundária e dificultar a cura do trauma. A análise dos tiroteios em massa mostrou que a maioria dos perpetradores sofre de isolamento social, embora existam muitas ligações entre a sua saúde mental e os crimes cometidos. São frequentemente observados graves problemas familiares e sociais, especialmente entre os jovens perpetradores.

Nesta base, é ainda mais importante que, para além do trabalho de luto, sejam também lançadas iniciativas adequadas de apoio psicológico e integração das vítimas. As autoridades já proporcionaram uma rápida troca de apoio psicológico e aconselhamento sobre a prevenção do suicídio, a fim de identificar e abordar possíveis perigos de uma espiral numa fase inicial.