Os cidadãos moldam o clima de Viena: 23 projetos implementados até 2027!
No 15.º distrito de Viena, Rudolfsheim-Fünfhaus, serão implementados oito projetos de proteção climática até 2027 que promovam o envolvimento cívico.

Os cidadãos moldam o clima de Viena: 23 projetos implementados até 2027!
A justificativa para uma Áustria melhor
O que Viena tem a ver com uma crescente consciência da protecção climática e da participação dos cidadãos? Muito! Desde 2022, a Equipa Climática Be Viennese tem participado numa interessante aventura projetiva que permite aos cidadãos participar ativamente no desenvolvimento de soluções de proteção climática a nível distrital da cidade. A iniciativa é um excelente exemplo de envolvimento dos cidadãos e mostra como as comunidades locais podem participar ativamente na vida urbana sustentável. Segundo Tockanai, desde o início do projecto de inovação, os vienenses puderam apresentar sugestões concretas para melhorar o seu ambiente.
A mais recente ronda de reuniões da equipa climática mostrou que a participação dos cidadãos é muito popular nos distritos de Alsergrund, Meidling e Rudolfsheim-Fünfhaus. No âmbito do projeto, um total de 23 propostas, que deverão ser implementadas até 2027, foram selecionadas por um comité composto por cidadãos selecionados aleatoriamente. Em Alsergrund, por exemplo, serão implementados sete projectos, incluindo a criação de uma comunidade energética para o fornecimento local de electricidade, a “ecologização” das ruas e a construção de novas ciclovias.
Diversidade de projetos
Mas o que aconteceu nos outros distritos? Em Meidling, o foco está na promoção do biorrefinanciamento e da economia circular, e até está a ser criada aqui uma oficina gratuita de bicicletas. Os responsáveis também estão concentrados em oito projetos criativos em Rudolfsheim-Fünfhaus que visam a coesão social e a adaptação climática. Isso também inclui a conversão de uma rua em área de encontro e a transformação da praça em frente à igreja em área de lazer. Isto mostra claramente que os vienenses não querem apenas contribuir para a protecção do clima com ideias, mas também querem criar um espaço de comunicação e interacção social.
Uma olhada nas próximas etapas
O projeto continuará nos distritos de Josefstadt e Penzing no outono de 2025, e o melhor de tudo: todos os residentes serão convidados a contribuir com as suas ideias para uma Viena resiliente ao clima. Como relata a Energetika-Net, nesta ronda será dada especial atenção aos grupos de difícil acesso, para que todos tenham realmente a oportunidade de levantar a voz e participar no processo de design. Jürgen Czernohorszky, membro do governo da cidade de Viena, sublinha a imensa importância do envolvimento activo dos cidadãos e está satisfeito com o grande número de participantes.
A implementação destas ideias é apoiada por um orçamento total de 13 milhões de euros, que será disponibilizado aos distritos nas fases piloto. Isto significa que as sugestões não só são ouvidas, mas também os recursos financeiros necessários para a sua implementação.
Com a Equipa Climática de Viena, Viena torna-se um exemplo vivo de democracia em ação, que não só muda a paisagem urbana, mas também fortalece as estruturas sociais. Continua a ser emocionante ver como este projecto participativo se desenvolverá e que influência poderá ter nas gerações futuras.