Projetos vienenses Grätzl: Os cidadãos moldam ativamente o seu bairro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

25 projetos de participação cidadã no desenho urbano com foco na qualidade de vida e no meio ambiente estão começando em Grätzllabor Penzing.

Im Grätzllabor Penzing starten 25 Projekte zur Bürgerbeteiligung an Stadtgestaltungen mit Fokus auf Lebensqualität und Umwelt.
25 projetos de participação cidadã no desenho urbano com foco na qualidade de vida e no meio ambiente estão começando em Grätzllabor Penzing.

Projetos vienenses Grätzl: Os cidadãos moldam ativamente o seu bairro!

Numa altura em que os espaços urbanos se tornam cada vez mais escassos, a cidade de Viena está a dar um exemplo de participação e criatividade dos cidadãos. Com o início do programa de financiamento “Grätzllabor” em Abril de 2025, a população vienense tem agora a oportunidade de trabalhar activamente na melhoria do seu ambiente de vida. Foram decididos um total de 25 projetos em doze distritos, oferecendo inúmeras opções de design.

O principal objetivo desta iniciativa é ajudar a moldar o Grätzl através das pessoas que ali vivem. Os projetos vão desde pequenas melhorias, como assentos e bebedouros, até ideias mais inovadoras. Um exemplo concreto é a conversão de uma boca de incêndio em Penzing, que facilita o acesso à água para tornar um parque mais verde. A líder distrital Michaela Schüchner enfatiza a importância da participação dos cidadãos: “Todos estão convidados a contribuir com ideias para o seu distrito e a trabalhar ativamente na implementação”, explica ela.(Correio)

Variedade de projetos e apoio da cidade

Os novos Grätzllabore oferecem uma variedade de projetos, incluindo pavilhões verdes e até hotéis minhocas. Não se destina apenas a embelezar, mas também a ter um impacto positivo no meio ambiente. Em 2025 estarão disponíveis 150 mil euros e em 2026 até 240 mil euros para a implementação dos projetos. O foco está na implementação rápida e descomplicada de boas ideias da vizinhança, que são implementadas em conjunto pelos cidadãos, pela administração e pela política distrital.(Imprensa de Viena)

Os principais temas do Grätzllabore são tão diversos quanto a própria cidade: o design do espaço público, a mobilidade, a adaptação climática, a jardinagem urbana e a economia circular estão em primeiro plano. Os cidadãos podem contribuir com as suas ideias a qualquer momento e receber apoio gratuito no local. Isto cria uma comunidade ativa que não só fortalece a vizinhança, mas também promove a coesão social.

Hortas comunitárias como solução para desafios urbanos

A crescente urbanização também coloca desafios para Viena. A impermeabilização de terras, a perda de biodiversidade e o isolamento social são apenas alguns dos problemas que aumentaram nos últimos anos. A jardinagem urbana oferece soluções inovadoras que contribuem para melhorar a qualidade de vida nas cidades.(Caminho do Polegar Verde)

As hortas comunitárias promovem a união e criam novas redes locais. Eles não servem apenas como locais de encontro, mas também ajudam a aumentar a conscientização sobre questões ecológicas. A promoção da coesão social através da jardinagem conjunta desempenha um papel central. Tais projectos também poderiam ser excelentes exemplos do desenvolvimento futuro dos espaços urbanos em Viena.

O Grätzllabore e as iniciativas associadas não são apenas um passo na direção certa para tornar a cidade mais habitável, mas também uma importante contribuição para a criação de um espaço urbano sustentável e integrador. Os vienenses são convidados a contribuir com as suas ideias e a participar ativamente na concepção do seu entorno.