Derby de Inclusão de Viena 2025: Fortes juntos para as Olimpíadas Especiais!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 18 de junho de 2025, aconteceu o 3º Derby de Inclusão de Viena no Allianz Stadium Hütteldorf, iniciado pela Coca-Cola e em prol das Olimpíadas Especiais.

Am 18. Juni 2025 fand im Allianz Stadion Hütteldorf das 3. Wiener Inklusionsderby statt, initiiert von Coca-Cola, zugunsten der Special Olympics.
Em 18 de junho de 2025, aconteceu o 3º Derby de Inclusão de Viena no Allianz Stadium Hütteldorf, iniciado pela Coca-Cola e em prol das Olimpíadas Especiais.

Derby de Inclusão de Viena 2025: Fortes juntos para as Olimpíadas Especiais!

Na terça-feira, o Estádio Allianz em Hütteldorf foi mais uma vez transformado numa arena de união. O 3. Derby de Inclusão de Viena, organizado pelo SK Rapid e pelo FK Austria Wien, enviou um forte sinal para a inclusão no desporto. O evento teve como objetivo os Jogos Olímpicos Nacionais de Verão de 2026, que acontecerão em Viena em apenas um ano.

O lema do dia, “Juntos em vez de uns contra os outros”, não só adornou os cartazes, mas refletiu-se em todas as ações. Jogadores e apoiantes proeminentes como Dagmar Schmidt do FK Austria e Steffen Hofmann do SK Rapid fizeram o brinde de honra e deixaram claro o que era o dia: a alegria do jogo e a promoção da participação de todas as pessoas, independentemente das suas capacidades ou limitações.

Um jogo para todos

O que houve de especial no clássico de inclusão foi a composição das equipes. Jogadores de times com necessidades especiais, times femininos e femininos, bem como atletas das Olimpíadas Especiais e lendas do futebol competiram entre si. O clássico do futebol também atraiu grandes nomes como Markus Suttner, Jürgen Patocka e Florian Sturm. O jogo foi liderado pela árbitra austríaca Sara Telek, que esteve atenta ao fair play.

Com um resultado final de 4-2 para a equipa branca, poderia pensar-se que a competição teria sido o foco, mas isso estava longe de ser o caso. Este evento não foi um jogo de futebol comum; tratava-se de troca, de encontros e de sentido de comunidade. É importante que tais eventos não só destaquem as conquistas desportivas, mas também criem consciência da importância da inclusão.

Uma importante contribuição para a inclusão

As receitas do jogo falam por si: 2.500 euros cada vão para as equipas com necessidades especiais dos clubes e mais 5.000 euros vão para as Olimpíadas Especiais da Áustria. Estes fundos são cruciais para apoiar projetos desportivos inclusivos e confirmam a necessidade de tais eventos. Segundo a iniciativa “FootballFREUNDE”, isto também promove a participação social de crianças e jovens com deficiência, o que deixa claro que a cooperação para além do campo de jogo também é importante na realidade.

Cada vez mais estudos comprovam os efeitos positivos do desporto nas pessoas com e sem deficiência. As atividades desportivas não só promovem o bem-estar físico, mas também o psicológico e a interação social. A participação em tais eventos pode reduzir preconceitos e levar a uma maior aceitação e tolerância na sociedade, o que também é discutido num artigo de bpb é claramente abordado.

Neste contexto, torna-se claro que a integração e a inclusão no desporto ainda oferecem muito espaço para melhorias. A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência estabelece as bases para a igualdade de participação nas atividades desportivas, o que continua a ser um desafio em muitos países, incluindo a Áustria. Mas acontecimentos como o derby da inclusão mostram que também há desenvolvimentos positivos.

O 3º Derby de Inclusão de Viena foi mais do que apenas um jogo; foi uma celebração da comunidade e da esperança de um futuro inclusivo no esporte. Resta esperar que este evento seja o início de muitos eventos mais inclusivos na Áustria.