Áustria rumo à neutralidade climática: três relatórios mostram o caminho!
A Áustria planeia atingir a neutralidade climática até 2040. Relatórios importantes sobre a transição energética e as tecnologias renováveis lançam luz sobre o caminho nesse sentido.

Áustria rumo à neutralidade climática: três relatórios mostram o caminho!
A Áustria enfrenta um desafio emocionante: o país deverá ser neutro em termos climáticos até 2040. Este objectivo ambicioso representa não apenas um compromisso, mas também uma oportunidade para definir o rumo para um futuro sustentável. O Ministério Federal da Inovação, Mobilidade e Infraestrutura (BMIMI) enfatizou a importância da pesquisa e da tecnologia, que são essenciais para a transição energética. O Ministro Peter Hanke explicou que, apesar dos desafios orçamentais, a inovação e a investigação devem receber alta prioridade. ÖkoNews relata que...
Como parte desta estratégia, foram publicados três relatórios cruciais que pretendem levar a Áustria a tornar-se uma nação com impacto neutro no clima. O primeiro relatório, o **Relatório de Construção**, oferece uma visão abrangente do parque imobiliário austríaco e do seu equipamento técnico. Um segundo relatório, a **Pesquisa de Mercado de Tecnologias Energéticas**, contém dados sobre os participantes do mercado nacional e sua força inovadora no campo das energias renováveis. Por fim, a **Pesquisa de Pesquisa Energética** abrange a promoção de tecnologias-chave e garante sua aplicação em ambientes reais.
O setor da construção em foco
Um aspecto central da política energética austríaca é o aquecimento ambiente, que representa dois terços do consumo de energia doméstico. É aqui que existe um enorme potencial para reduzir as emissões de CO2. A água quente requer outros 15% da energia. A percentagem de energias renováveis nas necessidades de energia primária é actualmente estimada em 45,9 por cento. Esta é uma tendência encorajadora, mas que também apresenta desafios. Quase um em cada dois edifícios existentes necessita de renovação, enquanto os novos edifícios já têm uma necessidade média de aquecimento de 29 kWh/m², o que corresponde à classe energética B.
A mudança para sistemas ecológicos já está bem encaminhada; Os sistemas de energia fóssil estão a ser cada vez mais substituídos por soluções eficientes, como bombas de calor e aquecimento urbano. Em 2024, a indústria terá mais de 40 mil empresas e empregará 310 mil pessoas, gerando um volume de negócios anual de 60 mil milhões de euros. Na área das tecnologias de energias renováveis, são esperadas vendas da indústria de 11,4 mil milhões de euros para 2024, com uma quota de emprego de 45.500 FTE. Destacam-se especialmente os aumentos nas áreas da energia fotovoltaica (+26%) e das tecnologias de armazenamento (+65%).
Inovação como chave para a transformação
A necessidade de apoiar a inovação também fica clara na análise do Instituto Fraunhofer, que examinou vários caminhos de transformação para a neutralidade climática. Enfatiza-se que um sistema energético sustentável requer não apenas inovações técnicas, mas também insights sobre as condições sociais e geopolíticas. Isto inclui, por exemplo, o papel das tecnologias de emissões negativas e a adaptação das redes energéticas para satisfazer as crescentes exigências de um fornecimento de energia totalmente renovável. Estes desafios podem ser observados não só na Áustria, mas também noutros países que perseguem objetivos semelhantes Fraunhofer relata que....
Um dossiê abrangente sobre a neutralidade climática deixa claro que o setor energético é visto como a chave para uma transformação bem-sucedida. Deve agir como pioneiro para chegar a outros setores como a agricultura, a silvicultura e a mobilidade. O foco deve estar na criação de soluções de armazenamento e geração descentralizada de energia, não apenas para equilibrar a volatilidade nas energias renováveis, mas também para garantir um fornecimento seguro de energia no futuro BPB relata que ….
Globalmente, o caminho da Áustria para a neutralidade climática mostra quão importantes são o planeamento estratégico, a investigação e os investimentos em tecnologias renováveis. Com o apoio das empresas locais e da população, o país poderia não só atingir os seus objetivos climáticos, mas também servir de modelo para outras nações.