Mercado de escritórios de Viena 2025: crescimento apesar das vagas e dos custos elevados!
As novas atividades de construção em Viena apresentarão um desenvolvimento positivo em 2025, com uma oferta crescente de espaços para escritórios e projetos sustentáveis.

Mercado de escritórios de Viena 2025: crescimento apesar das vagas e dos custos elevados!
No primeiro semestre de 2025, o mercado de escritórios de Viena apresentará desenvolvimentos entusiasmantes, embora desafiantes. A EHL Immobilien publicou um relatório abrangente que fornece informações interessantes sobre as tendências atuais e as perspectivas futuras. Apesar das incertezas geopolíticas e de uma abordagem cautelosa por parte de muitas empresas que permanecem em propriedades existentes por enquanto, o mercado é altamente dinâmico, especialmente no que diz respeito a novos projetos e novos edifícios planeados. De acordo com immobilien-redaktion.com, o desempenho do aluguer ascende a cerca de 77.500 m², o que representa uma diminuição de cerca de 20% face ao ano anterior.
Devido ao aumento dos custos com matérias-primas e pessoal, os preços da construção e dos aluguéis subiram nos últimos meses. O aluguel mais alto em Viena é atualmente de 29,00 euros por m² por mês, com nova tendência de aumento. É por isso que muitas pessoas se perguntam onde estão os melhores locais para conseguir um bom negócio. A procura está claramente concentrada em clusters empresariais bem desenvolvidos com ligações de transporte óptimas.
Novos projetos e seu significado
Destacam-se especialmente os projetos que deverão ser concluídos este ano. Os destaques incluem:
- LeopoldQuartier OFFICE (ca. 24.000 m², Holz-Hybrid-Bauweise)
- CENTRAL HUB im TwentyOne (ca. 21.000 m²)
- VIENNA TWENTYTWO beim Donau Zentrum (ca. 24.000 m²)
- Refurbishment enna – the-work-life-building (ca. 22.500 m²)
- CARRÉ Muthgasse (ca. 13.000 m²)
Uma grande tendência é o foco em métodos de construção sustentáveis e no atendimento aos elevados padrões ESG. De acordo com die Presse, a produção de novos edifícios aumentará no segundo semestre de 2025, aumentando o volume do mercado de 98.900 m² em 2024 para 107.400 m². Isto poderia ajudar a estabilizar as condições de mercado.
Flutuação no mercado e perspectivas
Apesar do desenvolvimento geral positivo, os especialistas da Otto Immobilien mostram que nem todos os novos espaços de escritórios são alugados rapidamente. Até agora, apenas cerca de 20.000 m² do novo espaço para 2025 foram pré-arrendados ou ocupados pelo proprietário. A taxa de vacância passou de 3,3% para 3,5% e poderá subir ligeiramente até o final do ano. Mas, no geral, a taxa de 3,5% ainda permanece baixa, o que mostra que a necessidade de espaço para escritórios continua elevada.
Os contratos de arrendamento mais destacados no primeiro semestre incluíram 3.600 m² por uma seguradora na Euro Plaza e 1.800 m² por uma trading em enna. Estes movimentos ilustram o interesse em localizações centrais e espaços de escritório de alta qualidade.
Muitos esperam uma recuperação do mercado num futuro próximo, apoiada por taxas de juro estáveis e uma recuperação nos mercados de investimento. A análise especializada das tendências mostra que edifícios de escritórios inovadores e sustentáveis, bem como modelos de trabalho flexíveis, determinarão a face do mercado de escritórios de Viena. No próximo ano, por exemplo, a Torre DC2 – The Place 2 Work 2 Live 2 Be nos espera com impressionantes 37.000 m², que é considerada a primeira torre de escritórios com fachada fotovoltaica integrada.
No geral, uma coisa pode ser afirmada: o mercado de escritórios de Viena está em evolução. As empresas estão a beneficiar de uma oferta limitada de espaços de alta qualidade e de um aumento na produção de novos espaços, o que apresenta riscos e oportunidades. Quem aposta agora em projetos sustentáveis e se posiciona bem certamente se beneficiará deles nos próximos anos.