Os aluguéis em Viena dispararam 9% – os preços de compra estão estáveis!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Viena experimentará aumentos de aluguéis em 2025 devido a um declínio nas novas construções. Os preços de compra estabilizam; a demanda continua alta.

Wien erlebt 2025 Mietsteigerungen aufgrund von Neubau-Rückgang. Kaufpreise stabilisieren sich; die Nachfrage bleibt hoch.
Viena experimentará aumentos de aluguéis em 2025 devido a um declínio nas novas construções. Os preços de compra estabilizam; a demanda continua alta.

Os aluguéis em Viena dispararam 9% – os preços de compra estão estáveis!

Na capital austríaca, existe uma interação estimulante entre o aumento dos preços dos aluguéis e a estabilidade dos preços de compra no mercado imobiliário. Os dados mais recentes mostram que as rendas pedidas foram em média 20,42 euros por metro quadrado no primeiro trimestre de 2025, um aumento de 9% face ao ano anterior. Isto realça as condições tensas no mercado de arrendamento, que são causadas por um declínio dramático nas novas construções e pela elevada procura. Isso relata Notícias ad hoc.

Como resultado, os preços de compra permaneceram estáveis. Isto é particularmente notável porque o número de transações aumentou significativamente no primeiro semestre de 2025. As razões para esta estabilidade são a fase de taxas de juro baixas e os cortes nas taxas de juro diretoras pelo Banco Central Europeu, que foram decididos no final de 2024 e conseguiram trazer uma recuperação ao mercado imobiliário. Antevê-se uma recuperação no segmento de compras, até porque muitas famílias que não têm condições de adquirir casa própria continuam a aquecer o mercado de arrendamento.

Mercado de arrendamento sob pressão

É evidente que o mercado de arrendamento está sob grande pressão. Não só há falta de novas construções, como também os custos de construção aumentaram e os rigorosos padrões de crédito estão a dificultar a entrada de muitos no mercado imobiliário. As previsões mostram que apenas cerca de 9.400 apartamentos serão concluídos em Viena em 2025, o que é mais do que preocupante dada a elevada procura. O regulamento KIM, que expirou em 30 de junho de 2025, deu aos bancos um pouco mais de liberdade na concessão de empréstimos, mas também pode não fornecer as soluções necessárias.

Ao mesmo tempo, a administração municipal está a lançar medidas sob a forma de um pacote de construção habitacional no valor de dois mil milhões de euros, cujos efeitos só serão sentidos com atraso. Os representantes da indústria pedem mais incentivos para a construção residencial e procedimentos de aprovação simplificados. Embora a habitação social crie um certo grau de estabilidade para quem tem um orçamento limitado, continua a ser apenas parte da solução.

Uma olhada na evolução dos preços

O nível de preços no mercado imobiliário de Viena também permanece interessante no contexto da actual situação macroeconómica. O preço médio do metro quadrado dos condomínios foi de 6.100 euros no segundo trimestre de 2024, uma ligeira descida face ao ano anterior. Especialmente nos bairros de prestígio como Innere Stadt, Hietzing e Döbling, os preços permanecem consistentemente elevados e variam entre 6.300 e 22.500 euros por metro quadrado. Engel & Völkers relatado.

As habitações unifamiliares e bifamiliares também apresentam diferenças de preços significativas, sendo o preço médio de compra no 2º trimestre de 2024 de cerca de 750 mil euros. Mais uma vez, é claro que o segmento de luxo está um pouco mais robusto, apesar das circunstâncias económicas adversas, e está a registar aumentos de preços em locais de alta qualidade.

Em resumo, o mercado imobiliário de Viena mostra luz e sombra. Embora os preços de compra estejam a estabilizar e até a aumentar em algumas áreas, o mercado de arrendamento permanece tenso e coloca numerosos enigmas que exigem soluções urgentes. Existe algum potencial para melhorar a situação, mas resta saber até que ponto as medidas planeadas serão eficazes na melhoria da situação de todas as pessoas afectadas a longo prazo.