Alarme de ladrão em Viena: trio preso após ataques brutais!
Em 28 de novembro de 2025, três suspeitos foram presos após assaltos violentos em Viena, especialmente na Gumpendorfer Straße.

Alarme de ladrão em Viena: trio preso após ataques brutais!
Um incidente preocupante está abalando as ruas de Viena: na quinta-feira, 28 de novembro de 2025, foram relatados dois assaltos violentos em Viena. Estes ataques fazem parte de uma tendência alarmante que tem afetado cada vez mais a cidade recentemente.
O primeiro incidente ocorreu por volta das 7h24 no Mariahilfer Belt, no 15º distrito. Um homem de 42 anos foi solicitado a entregar dinheiro por um autor desconhecido. Mas o valente reagiu: chutou o ladrão, o que fez com que o agressor escapasse. Ele já havia ameaçado outro transeunte e usado violência física. Os perpetradores parecem ter como alvo os transeuntes, conforme confirmou a polícia, que então iniciou as investigações. No local do crime, a polícia conseguiu prender um suspeito de 30 anos, que posteriormente ameaçou outro homem de 48 anos e o obrigou a entregar dinheiro. A vítima sentiu dores no ombro, mas não ficou ferida. Não há informações precisas sobre os antecedentes do ataque, mas cabe mencionar a boa reação da primeira vítima.
Assalto no metrô
O segundo incidente ocorreu às 18h30. na Gumpendorfer Straße. Um homem de 41 anos foi agredido por dois agressores na estação de metrô. Os perpetradores arrancaram-lhe os auscultadores da cabeça, gritaram e pontapearam-no no estômago. Também neste caso a polícia conseguiu prender os dois suspeitos, um jovem de 19 anos e um jovem de 21 anos, imediatamente após o ataque. A vítima queixou-se de dores de estômago, mas não ficou ferida. Esses incidentes destacam a tensa situação de segurança na cidade.
As estatísticas criminais de Viena mostram que os crimes violentos, incluindo roubos, aumentaram nos últimos anos. Em 2024, foram registados 1.394 crimes de roubo e 952 agressões em locais públicos, o que representa um aumento de 18,1% e 23% face aos anos anteriores. O número de suspeitos identificados também aumentou, com mais de 57% dos acusados sendo de origem estrangeira, como relata vienna.at. O que é particularmente alarmante é que os menores de 14 anos são considerados responsáveis por mais de 30% dos crimes juvenis.
O grupo de trabalho interdisciplinar sobre “Criminalidade Infantil e Juvenil” está a tentar resolver este problema. A cidade enfrenta o desafio de combater o aumento da violência e garantir a segurança da população. A polícia continuará a patrulhar e investigar intensamente, a fim de deter os perpetradores e melhorar a situação de segurança.
Os ataques recentes são uma indicação clara de que ainda é necessária uma grande vigilância. Com a detenção dos perpetradores e o aumento da presença policial, espera-se que a situação se estabilize mais rapidamente antes que os cidadãos de Viena se sintam ainda mais desconfortáveis. Como sublinha a polícia, é importante que as vítimas e testemunhas de agressões denunciem o mais rapidamente possível.
A situação actual deixa claro que a segurança continua a ser uma preocupação fundamental para a administração municipal e para a polícia. Só através de uma acção decisiva poderá ser restaurado o sentimento de segurança em Viena. Os incidentes de quinta-feira são um alerta para que todos estejam vigilantes e não tenham medo.
Para obter mais informações sobre a evolução atual do crime em Viena, dê uma olhada em meinbezirk.at e weekend.at, que fornecem relatórios abrangentes e garantem a segurança do Fique de olho nos cidadãos.