Alunos polim pedras em memória: Comemoração em Margareten

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Uma turma escolar em Margareten poliu “Pedras da Memória” em memória das vítimas do Nacional-Socialismo em 17 de novembro de 2025.

Eine Schulklasse in Margareten polierte "Steine der Erinnerung" zur Erinnerung an die Opfer des Nationalsozialismus am 17.11.2025.
Uma turma escolar em Margareten poliu “Pedras da Memória” em memória das vítimas do Nacional-Socialismo em 17 de novembro de 2025.

Alunos polim pedras em memória: Comemoração em Margareten

Numa iniciativa comovente, estudantes do HTL Spengergasse em Margareten poliram cerca de 60 “pedras de memória”. Estas placas de latão não são apenas bonitas de se ver, mas também nos lembram o destino trágico dos judeus que foram expulsos das suas cidades natais, deportados e assassinados durante o Nacional-Socialismo. A ação ocorreu em vários bairros de Viena e coincidiu com a comemoração dos pogroms de novembro de 1938.

O professor Christoph Lindner, que lançou a iniciativa, enfatizou a importância essencial da memória e das lições da história: “Nunca mais”. Deixou claro que a luta contra o genocídio, a guerra, o anti-semitismo e o racismo nunca deve terminar. Durante a conversa, a estudante Ilva disse que as pedras muitas vezes são invisíveis – até que você trabalhe ativamente com elas. O aluno Elem destacou que muitos transeuntes ignoram as pedras memoriais no dia a dia e enfatizou a necessidade de prestar mais atenção a essas recordações.

Trabalho de memória assustador

A estudante Valentina acrescentou que através da campanha de polimento aumentou a consciência dos transeuntes sobre a história das pedras. “É triste saber quantas pessoas viviam aqui e foram mortas”, comentou Kirsten, outra estudante. Estas conversas e o trabalho conjunto reflectem o orgulho dos jovens pela sua cidade e o seu empenho em reconciliar-se com o passado.

Em 9 de novembro de 2025, dia da noite do pogrom, eventos comemorativos aconteceram em todo o país. O Presidente Federal Frank-Walter Steinmeier fez um discurso poderoso no Palácio de Bellevue e abordou a questão da proteção de uma democracia robusta. Estes vários eventos históricos, incluindo a proclamação da República em 1918 e a queda do Muro de Berlim em 1989, são homenageados nesta data na Alemanha e noutros países. O dia 9 de Novembro é visto como uma lembrança dos horrores da violência e do anti-semitismo.

Outubro de 2025 marca o centenário daquela noite terrível. Por ocasião desta comemoração, celebridades apareceram e os nomes de 55.696 judeus assassinados foram lidos em frente ao Centro Comunitário Judaico de Berlim. Estas ações sublinham a importância de recordar as vítimas e de solidariedade para com os sobreviventes da Shoah e deixam claro que a luta contra o anti-semitismo e o racismo ainda hoje é de grande importância.

Cultura da memória na Áustria

Todos os anos, no dia 27 de janeiro, as vítimas do Nacional Socialismo são lembradas. Isto está associado a muitos eventos que comemoram o assassinato de milhões de judeus e outras minorias pelos nazistas. Entre outras coisas, as pedras de tropeço do artista Gunter Demnig são usadas para homenagear as vítimas nazistas. A campanha de polimento levada a cabo pelos estudantes do HTL Spengergasse enquadra-se com sucesso neste importante contexto e mostra que os jovens de Viena estão ativamente a lidar com a história.

No geral, a combinação de envolvimento prático e compreensão profunda do passado representa um vislumbre de esperança – não só para a geração actual, mas também para as que virão. Somente através da lembrança e da aprendizagem constantes poderemos garantir que esses capítulos sombrios da nossa história não sejam esquecidos.