Drama trágico de incêndio em Viena: um morto e muitos feridos!
Incêndio no prédio de apartamentos Alterlaa em 29 de dezembro de 2025 causou uma morte. As investigações sobre a causa do incêndio estão em andamento, vários feridos.

Drama trágico de incêndio em Viena: um morto e muitos feridos!
Em Stefanietag, 29 de dezembro de 2025, ocorreu um trágico incêndio no prédio de apartamentos no distrito de Alterlaa, em Viena-Liesing. O incêndio começou num apartamento do nono andar e rapidamente se espalhou pelas varandas superiores. Chamas visíveis desencadearam uma enxurrada de chamadas de emergência para o corpo de bombeiros. Cerca de 80 serviços de emergência e 18 veículos chegaram para atender a situação. Durante a operação, várias varandas de três andares foram vistas em chamas e vários moradores tiveram que ser retirados do prédio. Um total de 53 pessoas afetadas foram atendidas por serviços de resgate profissionais, incluindo uma mulher de 41 anos que foi levada ao hospital com sintomas de envenenamento por fumaça.
Quais são os antecedentes? Os serviços de emergência descobriram o corpo de um aposentado na varanda do corpo de bombeiros. As descobertas iniciais apontam o envenenamento por fumaça como causa da morte. Informações fragmentadas sugerem que ela é uma mulher solteira de 76 anos. O apartamento dela estava muito bagunçado e foi completamente destruído pelo incêndio. Infelizmente, a identidade do falecido ainda não está clara devido às queimaduras graves.
Grande resgate humano
O que é particularmente preocupante é o facto de 53 residentes do edifício afectado terem sido levados para um local seguro. Os evacuados encontraram abrigo temporário em um ônibus fornecido ou em uma quadra de tênis próxima. Todas as 53 pessoas foram resgatadas com sucesso da zona de perigo oe24.at relatado.
Um coelho também foi resgatado de um apartamento, um pequeno ponto luminoso em meio a toda a tragédia. A causa exata do incêndio ainda não está clara, pois os investigadores não conseguiram encontrar nenhuma evidência confiável devido à destruição massiva.
Envenenamento por fumaça como a ameaça mais perigosa
O incidente destaca o grave perigo representado pelo envenenamento por fumaça durante incêndios. Em incêndios domésticos, os gases tóxicos são muitas vezes uma ameaça muito maior do que o próprio incêndio. Particularmente perigosos são os compostos de cianeto provenientes da queima de plástico e o monóxido de carbono, que são invisíveis, inodoros e insípidos. As crianças são particularmente afetadas porque têm reservas sanguíneas mais baixas e podem entrar em condições críticas mais rapidamente.
O tratamento do envenenamento por gases de fumaça geralmente envolve ventilação artificial com oxigênio altamente concentrado para deslocar o monóxido de carbono tóxico dos glóbulos vermelhos. Em casos graves, pode ser necessária uma estadia numa câmara de pressão WDR relatado.
O incêndio no condomínio Alterlaa mostra como é importante tomar precauções de segurança e ter sempre cuidado ao lidar com o fogo. A investigação sobre a causa do incêndio está em andamento enquanto a comunidade lamenta os afetados e se concentra no esclarecimento das circunstâncias.