Dia do funeral: descobrindo novas formas de se despedir e de lembrar
No dia 30 de outubro de 2025, Leopoldstadt convida você para um dia de sepultamento, com palestras, debates e contribuições culturais à cultura funerária.

Dia do funeral: descobrindo novas formas de se despedir e de lembrar
Um dia interessante está chegando em Viena: em30 de outubro de 2025encontra de14h00 às 18h00o “dia do enterro” acontece. Tudo sobre o tema despedida, lembrança e cultura fúnebre está agitando aqui. Os organizadores centram o evento num espaço de pausa e encontro, onde as pessoas podem interagir ativamente com os mais diversos aspectos do funeral. Meu Distrito relata que o programa inclui uma variedade de ofertas que são ao mesmo tempo informativas e emocionalmente enriquecedoras.
Um dos destaques da tarde é a palestra do padre da catedral Toni Faber, que fala sobre o apoio da igreja e os processos de luto. Além disso, os participantes podem esperar emocionantes sessões de discussão com psicólogos, conselheiros de luto e representantes da indústria, onde os interessados poderão descobrir tudo o que tem a ver com o tema da despedida. Existe também um guia informativo intitulado “O que fazer em caso de morte?” é fornecido para prestar assistência às pessoas afetadas e seus familiares.
Diversidade da cultura funerária
O grande interesse por formas alternativas de sepultamento está em constante crescimento. Tendo em conta a mudança da cultura funerária na Alemanha, onde, por exemplo, de acordo com uma pesquisa, 25% das pessoas preferem ser enterradas numa floresta funerária, os chamados “enterros verdes” também têm cada vez mais impacto na Áustria. Atlas do Undertaker sublinha que os enterros em árvores e florestas não só oferecem rituais de despedida mais pessoais, mas também refletem a responsabilidade ecológica. Cada vez mais pessoas desejam que o seu local de descanso final ocorra num ambiente natural, com o conceito Friedwald a tornar-se cada vez mais popular.
Mas formas alternativas, como o novo enterro, que está actualmente a ser testado em Schleswig-Holstein, também estão a ganhar importância. Impressiona pela sua orientação amiga do ambiente, pois promove a decomposição natural do corpo e reduz a pegada ecológica. Além disso, os enterros de diamantes estão se tornando cada vez mais populares: aqui as cinzas de uma pessoa falecida são convertidas em diamante sintético - uma forma de lembrança muito especial.
Destaques do programa e conversas pessoais
Porém, o “Dia do Funeral” não se trata apenas de educação. Além das palestras, os visitantes podem esperar diversos painéis de discussão, por exemplo sobre sustentabilidade em funerais ou a discussão “A conversa do Undertaker de dentro para fora”, que traz insights sobre o setor. O “Café das Memórias” convida você para conversas pessoais tomando café e croissants, uma oportunidade muito especial para trazer suas próprias experiências e pensamentos para este ambiente, enquanto a leitura do livro de Peter Ahorner de “Viena e Morte” ilumina as facetas culturais do tema.
Para tornar a visita ainda mais animada, será também apresentado um cabaré de Stefan Haider sob o lema “Rir apesar de dizer adeus”. Afinal, o humor também faz parte do luto! O dia inteiro é encerrado com uma experiência de realidade virtual que mergulha os visitantes no mundo da cultura da lembrança.
O amplo tema e a variedade de tipos de sepultamento são complementados pelas informações nos estandes sobre carreiras e opções de precaução e oferecem uma visão profunda sobre as novas e inovadoras opções de design de sepulturas e tipos modernos de sepultamento. Para todos os interessados neste dia informativo, mais informações podem ser encontradas em Meu Distrito.