Concerto memorial no Prater: Robert Stolz é homenageado por 50 anos!
Concerto memorial para Robert Stolz no Prater de Viena em 1º de julho de 2025. Homenageado pelo prefeito Ludwig e pela Deutschmeisterkapelle.

Concerto memorial no Prater: Robert Stolz é homenageado por 50 anos!
No dia 1º de julho de 2025, o Prater de Viena foi palco de um evento especial dedicado à memória do grande compositor Robert Stolz. Por ocasião do 50º aniversário da sua morte, foi realizado um concerto memorial, organizado pela Associação Prater de Viena e aberto gratuitamente a todos os visitantes. A apresentação foi assumida pelo vienense Hoch- und Deutschmeisterkapelle, que executou um dos sucessos mais conhecidos de Stolz com a música “As árvores estão florescendo novamente no Prater”. Meu Distrito relata que o prefeito Michael Ludwig (SPÖ) abriu o concerto e homenageou Stolz como um importante músico e cidadão honorário de Viena.
A celebração atraiu numerosos convidados, incluindo o líder distrital Alexander Nikolai (SPÖ) e familiares de Robert Stolz. Silvia Lang, Presidente da Associação Prater de Viena, enfatizou o significado cultural do orgulho para o Prater. Ela também expressou “agradecimentos” ao membro da Associação Prater “ADMIRAL” e à Schweizerhaus pelo seu apoio. O presidente da banda Deutschmeister, Raimund Sulz, relembrou o serviço prestado por Stolz na Primeira Guerra Mundial, enquanto o mestre da banda Reinhold Nowotny relembrava 25 anos liderando a banda. Apesar de sua morte, Stolz continua sendo parte integrante do repertório da banda, como mostram os títulos de suas mais de 60 operetas e muitas canções conhecidas.
Uma vida cheia de música
Robert Stolz, nascido em 25 de agosto de 1880 em Graz, não foi apenas um compositor talentoso, mas também um importante maestro. Ele cresceu como o décimo segundo de treze filhos de uma família musical e estudou no Conservatório de Viena. Estreou-se como diretor musical em 1907 no Theatre an der Wien, após o que obteve uma série de sucessos na década de 1920. Stolz emigrou para Paris em 1938 e mais tarde para os EUA, mas regressou a Viena após a Segunda Guerra Mundial. Seu legado musical vai além de 60 operetas e inúmeras canções que ainda hoje permanecem inesquecíveis. HistóriaWiki oferece informações abrangentes sobre sua vida e obra.
Seu túmulo está no túmulo de honra do Cemitério Central de Viena, onde foi sepultado em 4 de julho de 1975. Robert Stolz continua sendo um nome importante não só para a cena musical vienense, mas também para todos que amam as melodias da cidade. Outra homenagem à sua contribuição para a história da música é o Museu Robert Stolz em Graz, fundado em 1991.
Parte do patrimônio
A lápide memorial de Robert Stolz no Prater serve como uma lembrança deste grande músico para quem quiser fazer uma pausa ao passar. Os interessados podem encontrar mais informações sobre Stolz e a pedra memorial em Música de metais Viena.
O concerto memorial não foi apenas uma homenagem aos seus trabalhos anteriores, mas também uma celebração do espírito e da importância que Robert Stolz tem para a cidade de Viena e a sua cena musical. Um bom começo de verão que reuniu muitos vienenses e amantes da música.