Inteligência artificial: 36.000 minas terrestres detectadas – novos progressos na Ucrânia!
Erdberg relata o uso de tecnologia de IA para detecção de minas na Ucrânia, apoiada pelo Exército dos EUA e pela cooperação internacional.

Inteligência artificial: 36.000 minas terrestres detectadas – novos progressos na Ucrânia!
A utilização da inteligência artificial (IA) no setor militar está a aumentar e a trazer consigo progressos notáveis. Um exemplo atual é fornecido pela Safe Pro Group Inc. (Nasdaq: SPAI), que detectou recentemente com sucesso mais de 36.000 minas e objetos explosivos. Isto foi feito através de tecnologia inovadora de IA baseada em mais de dois milhões de imagens de drones analisadas. O foco principal está na capacidade operacional na Ucrânia, onde mais de 30 milhões de acres são afetados por dispositivos explosivos não detonados. Alto O Globo e o Correio A tecnologia do Safe Pro não fornece apenas apoio militar, mas também assistência humanitária, criando mapas 2D e 3D precisos a partir de dados brutos.
A integração da tecnologia patenteada de detecção de objetos AI em drones também garante seu uso pelo Exército dos EUA como parte de seu programa Short Range Reconnaissance (SRR). Aqui a tecnologia é usada para identificar rapidamente ameaças explosivas e proteger as tropas do perigo, relata Tecnologia do Exército. A Safe Pro trabalha continuamente para colaborar com os principais empreiteiros militares para avançar ainda mais as tecnologias do Departamento de Defesa (DoD).
Conquistas tecnológicas e seus efeitos
O poder da IA do Safe Pro é notável: ele pode identificar mais de 150 tipos de minas terrestres e processar cada imagem em menos de um segundo. Isto poderá revelar-se crucial, especialmente em regiões em crise como a Ucrânia. Durante muito tempo, os humanos não tiveram a capacidade de recolher informações precisas num período de tempo tão curto; Mas agora a tecnologia está a fazer exactamente isso, reduzindo drasticamente o tempo de resposta a potenciais ameaças. Tecnologia do Exército destaca que a tecnologia já é utilizada com sucesso na Ucrânia e nos EUA há mais de dois anos e meio.
Um olhar além das fronteiras mostra as diferentes abordagens que a IA utiliza atualmente no setor militar. Após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, o exército israelense também implementou vários sistemas de IA. Estas tecnologias permitem sugestões automatizadas de alvos com base em extensa análise de dados, por exemplo, dados de comunicação e pagamentos. Os riscos envolvidos não são insignificantes T on-line relatórios: Um quociente de erro de cerca de dez por cento mostra quão difíceis e potencialmente perigosas podem ser as decisões tomadas pela IA.
Perspectivas para o futuro
Os desenvolvimentos na Safe Pro e noutras empresas sinalizam uma tendência clara: a IA está a tornar-se uma componente central das estratégias militares. No próximo ano, a Safe Pro participará do Concept Focused Warfighter Experiment (CFWE) do Exército dos EUA e demonstrará ainda mais suas tecnologias. Além disso, a empresa também já firmou parcerias estratégicas com a Red Cat Holdings, bem como MOUs com Ondas Holdings e Unusual Machines, trabalhando em conjunto para fornecer imagens em tempo real às linhas de frente.
Com um investimento de até 30 mil milhões de dólares por parte do DoD, conforme estabelecido no One Big Beautiful Bill Act, é claro que é necessária uma boa mão na modernização da defesa. O Safe Pro está na vanguarda destes desenvolvimentos e poderá não só revolucionar as operações militares, mas também contribuir para a segurança em áreas de crise. Os próximos anos prometem inovações e desafios estimulantes para a tecnologia e a sua aplicação nos sectores militar e humanitário.