Ópera de câmara Abendsonne: Palestras emocionantes sobre a vida e a morte!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As palestras sobre a ópera de câmara “Abendsonne” acontecerão no Teatro Art Nouveau de Viena, de 10 a 17 de novembro de 2025, abordando temas como cuidados paliativos e mortalidade.

Im Jugendstiltheater Wien finden vom 10. bis 17. November 2025 Vorträge zur Kammeroper "Abendsonne" statt, die Themen wie Palliativmedizin und Sterblichkeit behandeln.
As palestras sobre a ópera de câmara “Abendsonne” acontecerão no Teatro Art Nouveau de Viena, de 10 a 17 de novembro de 2025, abordando temas como cuidados paliativos e mortalidade.

Ópera de câmara Abendsonne: Palestras emocionantes sobre a vida e a morte!

Haverá uma série emocionante de eventos em Viena nas próximas semanas que tratarão de um tema que muitas vezes é evitado: a morte. Sob o lema “Os Grandes Limites da Aprendizagem” realiza-se um ciclo de palestras e palestras no impressionante teatro Art Nouveau, que decorrem no âmbito da estreia da ópera de câmara “Abendsonne”. Os curadores, Isabelle Gustorff e o júri Everhartz, montaram um programa multifacetado que pretende estimular a reflexão dos visitantes. Particularmente digno de nota: Todos os eventos são de acesso gratuito, para que todos tenham a oportunidade de participar e aprender. Meu distrito informa que...

O primeiro evento acontecerá no dia 10 de novembro de 2025 e tem como título “Encontrando um Começo no Fim”. A medicina paliativa é discutida aqui pelo Univ.-Prof. PDin DDR. Eva Katharina Masel, MSc. Ela fala sobre a vida até a morte e lança luz sobre despedida e conexão em um tema que muitas vezes é considerado tabu. O foco está no livro “Well Gone – Beautiful Farewells to Life”, que descreve de forma impressionante os aspectos a ele associados.

Perspectivas diversas sobre o fim da vida

No dia 12 de novembro, a jornalista e autora Eva Maria Bachinger dedicará sua palestra “Para sempre e sempre” às tendências quentes da saúde e seus efeitos nas pessoas e nos animais. Outro destaque é a palestra do Dr. Ivan Ristić, que tratará do tema “Novos Espíritos. Fenômenos Ocultos na Arte por volta de 1900”, no dia 13 de novembro. É mostrada a influência da teosofia e do conhecimento espiritual na arte da época.

Um tema particularmente comovente será abordado no dia 14 de novembro pela enfermeira qualificada de saúde e enfermagem Ingrid Marth B. A. Na sua palestra “Viver finalmente – na área da tensão entre a velhice, a despedida e a morte” aborda a transitoriedade e os desafios no setor do cuidado. Ela também discute o movimento hospice, que defende uma abordagem gentil ao fim da vida.

Ars moriendi e a arte de morrer

Outra palestra emocionante está na programação do dia 17 de novembro: “Ars moriendi” da Univ. Prof. Dr. O cientista cultural explicará a perspectiva histórica desta “arte de morrer”. A “Ars moriendi” é um ensinamento sobre a preparação cristã para uma boa morte, criado no final da Idade Média, e oferece importantes insights sobre a situação imediata da morte. Esta tradição manteve importância ao longo dos séculos e pode ser extremamente útil para a sociedade atual, que muitas vezes tem um sentimento de medo da morte. Muitas culturas, como o Livro Tibetano dos Mortos, tratam a preparação para a morte de forma semelhante, e as diferentes abordagens ilustram o quão universal é este tópico. A Wikipédia fornece mais informações sobre Ars moriendi.

No dia 16 de novembro o escritor Dr. Franz Schuh também falará sobre o tema da finitude e compartilhará suas idéias sobre a vida e a doença. Estas palestras não só oferecem insights interessantes, mas também chamam a atenção para as definições da sociedade e as formas de lidar com a doença. Juntos, eles formam um impressionante caleidoscópio de confronto com um dos conceitos mais imparáveis ​​da vida – a morte.

Aproveite para participar nestes eventos únicos que quebram certos tabus e estimulam a reflexão sobre a qualidade de vida até ao fim. A diversidade de perspectivas promete não apenas informar os visitantes, mas também tocá-los emocionalmente e incentivá-los a dialogar sobre um tema muitas vezes desagradável.