Comemoração de aniversário: 30 anos de Casa de Integração para um futuro melhor em Viena!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 25 de junho de 2025, o Integrationshaus em Viena celebrará 30 anos de integração bem-sucedida de refugiados com um concerto beneficente.

Am 25. Juni 2025 feiert das Integrationshaus in Wien 30 Jahre erfolgreiche Integration von Geflüchteten mit einem Benefizkonzert.
No dia 25 de junho de 2025, o Integrationshaus em Viena celebrará 30 anos de integração bem-sucedida de refugiados com um concerto beneficente.

Comemoração de aniversário: 30 anos de Casa de Integração para um futuro melhor em Viena!

Aproxima-se um aniversário importante: o Integrationshaus em Viena celebra 30 anos de trabalho dedicado aos refugiados. O slogan “Seja um Mensch” não é apenas um chamado, mas o cerne do que foi alcançado aqui em Leopoldstadt desde 1995. O Integrationshaus representa um porto seguro onde as pessoas podem chegar, respirar aliviadas e ousar começar de novo, na tradição de seu cofundador Willi Resetarits, um ativista de direitos humanos e músico que morreu em 24 de abril de 2022.https://kurier.at/chronik/wien/wien-jubilaeum-integrationshaus-geschichte-vision/403051476.

A ideia fundadora surgiu num clima que tornava urgentemente necessária a integração dos refugiados em Viena. Naquela altura, 12 colaboradores centravam-se em grupos particularmente vulneráveis, como crianças traumatizadas, famílias monoparentais e menores refugiados não acompanhados. Hoje a equipe cresceu para impressionantes 188 funcionários. No ano passado, mais de 5.400 pessoas encontraram apoio - desde que foi fundada, um número impressionante de 80.000 recebeu ajuda aquihttps://www.integrationshaus.at/de/newsarchiv/das-lebensprojekt-von-willi-resetarits.

Um legado de respeito

Porque Resetarits não foi apenas um cofundador, mas também uma figura central que moldou a casa. A sua visão era criar um lugar onde os refugiados pudessem alcançar a independência através de habitação, apoio psicossocial e educação. Em reconhecimento ao trabalho de sua vida, foi condecorado postumamente com o Prêmio MIG 2023https://www.integrationshaus.at/de/newsarchiv/das-lebensprojekt-von-willi-resetarits.

Os desafios ainda são grandes. A integração é um processo demorado que requer apoio profissional. Os refugiados menores não acompanhados, em particular, enfrentam enormes obstáculos. Têm de se habituar a novos processos e a uma língua estrangeira e necessitam de apoio especial para se firmarem no novo ambiente.https://www.uno-fluechtlingshilfe.de/hilfe-weltweit/perspectives-schaffen/integration.

Benefícios através da integração

O aniversário será comemorado com um concerto beneficente no dia 25 de junho de 2025 na Arena Viena. Artistas como Der Nino de Viena, Ernst Molden e Birgit Denk estão no palco. O preço do bilhete de 51,50 euros vai diretamente para o Integrationshaus, o que confere ao evento uma dimensão adicional de doação. A promoção da música pela orquestra feminina é também um sinal de solidariedade e comunidade numa sociedade pluralistahttps://kurier.at/chronik/wien/wien-jubilaeum-integrationshaus-geschichte-vision/403051476.

O objectivo permanece claro: o diálogo constante com a população e a consideração séria das suas preocupações são essenciais para uma integração bem sucedida. Porque esta é a única maneira de construir confiança. Em última análise, a chegada de refugiados traz não só desafios, mas também o potencial para mudanças sociais e económicas positivashttps://www.uno-fluechtlingshilfe.de/hilfe-weltweit/perspectives-schaffen/integration.