Viena em crise: número recorde de falências de empresas em 2025!
No primeiro semestre de 2025, Viena registou um aumento nas insolvências empresariais para 1.366 casos, especialmente no comércio e na construção.

Viena em crise: número recorde de falências de empresas em 2025!
A economia na Áustria está mais uma vez vacilante, já que o país registou 3.500 falências de empresas no primeiro semestre de 2025. A situação é particularmente grave em Viena, onde foram comunicadas quase 39 por cento das falências, ou seja, 1.366. Isto representa um aumento de 10,4 por cento em comparação com o primeiro semestre de 2024. Os números mostram claramente que o fio económico na capital continua elevado, uma vez que Meu Distrito relatado.
O que é particularmente surpreendente é que em 552 destas falências não foi iniciado nenhum processo de insolvência por falta de activos. O passivo total das empresas afetadas ascende a cerca de 2,6 mil milhões de euros, o que representa uma diminuição de 25 por cento face ao ano anterior. No entanto, permanecem preocupações sobre o elevado número de crimes que ainda estão a causar ondas na economia vienense. Grande parte deste passivo pode ser atribuída a dificuldades no sector imobiliário; as insolvências de quatro empresas do “grupo signa” são particularmente dramáticas. O que aqui se destaca é a “SÜBA AG”, que, com passivos de cerca de 200 milhões de euros, é a última das cinco maiores insolvências de Viena.
Indústrias em foco
Most of the bankruptcies occurred in the retail (209) and construction (205) sectors. É de salientar que, embora o número de falências no retalho esteja a diminuir ligeiramente, tem havido um aumento acentuado no número de falências na construção. De acordo com o especialista da KSV, Jürgen Gebauer, não é esperada nenhuma inversão de tendência nos próximos meses. Também A imprensa As perspectivas são sombrias: prevêem-se 6.500 a 7.000 falências em 2025, o que corresponde a um nível semelhante ao do ano anterior.
No primeiro trimestre de 2025 já foram registadas mais de 1.700 falências de empresas, o que significa um aumento de 3,1 por cento face ao ano anterior. Em média, 19 empresas declaram falência todos os dias, sendo os principais impulsionadores destas falências os sectores do retalho, da construção e da restauração, que em conjunto representam cerca de 45 por cento de todas as falências. O aumento das falências no sector imobiliário e habitacional em quase 62 por cento é particularmente alarmante.
Previsões futuras
As responsabilidades preliminares no primeiro trimestre de 2025 ascenderam a 2,04 mil milhões de euros, um aumento de 6,9 por cento face ao ano anterior. O número de falências privadas também apresenta uma diminuição: 2.131 particulares declararam falência, o que corresponde a uma diminuição de 8,7 por cento. A dívida média dos particulares afetados é superior a 96 mil euros. Na Estíria e na Caríntia, por exemplo, o risco de insolvências empresariais está a causar inquietação.
As actuais condições económicas mudaram significativamente nos últimos anos. Since the first quarter of 2021, Statistics Austria has been obliged to collect comprehensive data on company registrations and insolvencies on a quarterly basis. Isto acontece sob requisitos legais rigorosos, como o Regulamento sobre Estatísticas das Empresas Europeias, que melhorou a qualidade e a disponibilidade dos dados Estatísticas Áustria notas.
These developments show that the economic challenges facing many companies in Austria continue to exist. O futuro permanece incerto e resta saber como evoluirá a situação de insolvência empresarial nos próximos meses.