Respeito nas escolas: Viena amplia projeto de prevenção de sucesso!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O projeto “Respeito: Mais Fortes Juntos” em Viena será ampliado em 2025 para combater o bullying e a discriminação nas escolas.

Das Projekt "Respekt: Gemeinsam stärker" in Wien wird 2025 ausgebaut, um Mobbing und Diskriminierung an Schulen zu bekämpfen.
O projeto “Respeito: Mais Fortes Juntos” em Viena será ampliado em 2025 para combater o bullying e a discriminação nas escolas.

Respeito nas escolas: Viena amplia projeto de prevenção de sucesso!

Em Viena, o projecto “Respeito: Mais Fortes Juntos” está a ser ampliado e continuado. Desde a sua introdução em 2020, o programa lançado pela cidade de Viena e pela Associação de Centros Juvenis de Viena tornou-se uma importante iniciativa que aborda os desafios da convivência nas escolas. Como meinkreis.at relatórios, o projeto já está apoiando 30 escolas, com planos de se concentrar em mais dez escolas no próximo outono.

As duas vice-prefeitas, Kathrin Gaál do SPÖ e Bettina Emmerling do Neos, são as iniciadoras deste programa. O objetivo é transformar as escolas em locais de respeito onde o reconhecimento e a aceitação mútuos são importantes. O programa oferece apoio abrangente em questões como bullying, violência e discriminação com base em motivos religiosos ou sexuais, ao mesmo tempo que visa fortalecer a coesão de classe.

Unidades de workshop e feedback positivo

No ano letivo 2024/25 foram realizadas 318 unidades oficinais, que geraram 5.912 contactos de alunos. Além disso, quase 200 pais ou responsáveis ​​legais e 608 professores participaram de 28 cursos de formação. O feedback positivo sobre estes workshops é esmagador, especialmente em temas como prevenção da violência, discriminação e sexismo. Torna-se claro o quão importantes são essas ofertas para promover uma interação respeitosa entre si.

Um elemento central do programa é a formação de embaixadores do respeito. Isso inclui personalidades conhecidas como Virginia Ernst, que atua como cantora e compositora e jogadora de hóquei no gelo, e Faris Rahoma, conhecido como ator e roteirista. Eles desempenham um papel importante na divulgação da mensagem e dos valores que o programa transmite. O Vereador Municipal da Educação, Emmerling, elogia a eficácia do programa e enfatiza a importância de trazer apoio diretamente para a sala de aula.

Diversas abordagens para promover o respeito

O programa inclui não apenas oficinas, mas também projetos pedagógicos teatrais, networking de professores e trabalho de pais. No final do ano letivo, as escolas participantes recebem o prémio “Escolas Respeito”. Outro foco é treinar a empatia, a resiliência e promover a democracia e a participação dos estudantes. O programa também aborda meninas e meninos de uma forma adequada ao género e visa quebrar modelos tradicionais jugendzentrum.at notas.

O programa Respect Coaches, financiado pelo Ministério Federal da Juventude, opera em cerca de 275 localidades em todo o país para promover a compreensão de diferentes visões de mundo e para combater ativamente o extremismo e o racismo. A iniciativa apoia as escolas no respeito e na defesa da coexistência respeitosa e pacífica, no espírito de uma educação democrática abrangente, como esta Ministério Federal da Família, Idosos, Mulheres e Jovens explicou.

Em resumo, pode-se dizer que Viena está a dar um contributo valioso para a promoção de uma cooperação respeitosa nas escolas com o programa “Respeito: Mais Fortes Juntos”. A integração dos pais e a sensibilização de professores e alunos ajudam a criar um clima de compreensão e aceitação.