Eixo verde em Barcelona: A mudança para mais qualidade de vida!
O redesenho do Carler de Girona em Barcelona cria eixos e quadrados verdes, promove a mobilidade de pedestres e melhora a qualidade de vida.

Eixo verde em Barcelona: A mudança para mais qualidade de vida!
A cidade de Barcelona faz seu nome com seu inovador conceito de desenvolvimento urbano "Superblocks". Uma das últimas reformativas é o Carler de Girona, que foi redesenhado a 750 metros e 16.244 metros quadrados. A seção se estende entre os Boulevards Gran e Avinguda de la Diagonal e pretende convidar os cidadãos a redescobrir o espaço público. O objetivo do redesenho é criar eixos verdes longos no distrito que combinam maneiras significativas e espaços públicos. Isso cria novos lugares nos cruzamentos que o convidam a demorar e promover a interação social. A cidade não apenas atualizou essa estética, mas também funcionalmente. Vienna Schauen relata que o redesenho atua como uma plataforma para atividades e encontros de lazer.
Como é conhecido, o Barcelona sofre de desafios como poluição do ar e tráfego denso. A introdução dos Super Blocks, Catalan "Superiarles", se estabeleceu em resposta a esses problemas. Os primeiros super blocos foram lançados em 2017 e 503 dessas zonas estão planejadas. Pedestres e ciclistas têm prioridade nesses super blocos, enquanto o tráfego de carros é fortemente regulamentado. Os motoristas só podem dirigir de 10 a 20 km/h. Isso não apenas aumenta a qualidade de vida dos residentes, mas também fez uma pequena contribuição para reduzir a poluição do ar, esverdeando as ruas com canteiros e flores levantadas. Se você comparar o espaço verde por habitante em Barcelona com outras cidades, ficará claro que é necessária a necessidade de ação aqui: com apenas 6,6 metros quadrados per capita, o Barcelona está na sombra de Londres (27 m²) e Amsterdã (87,5 m²). Barcelona.de enfatiza que o design de super blocos não apenas promove o bem-estar dos residentes, mas também dirige negócios locais.
Transformação da cidade
No entanto, a maneira de implementar os super blocos não é sem resistência. Enquanto pessoas de negócios e motoristas expressam inicialmente preocupações, os moradores desfrutam de grande aprovação. Nos super blocos, o número de lojas locais aumentou 30 %. Isso mostra como o redesenho do distrito afeta. Uma investigação do BCNecologia Health Institute sugere que as medidas também podem ter efeitos positivos à saúde: a expectativa de vida dos moradores pode aumentar em quase 200 dias e cerca de 300 mortes precoces poderia ser evitada a cada ano. [DIFU] (https://difu.de/publikation/2024/superblocks entre tráfego e-sachthaber-transformation-ds-opflichtlichtichtliche) sublinha a importância de uma vontade política e um amplo consenso social é para a implementação bem-sucedida de processos de transformação.
Um dos requisitos mais importantes emergiu das implementações anteriores dos super blocos é a necessidade de redesenhar o espaço público. As ruas anteriores não são mais consideradas apenas como rotas de tráfego, mas como salas para encontro e relaxamento. Esse novo estabelecimento promove a mobilidade ativa e destaca a importância dos espaços verdes para a qualidade de vida nas áreas urbanas. O redesenho do Carler de Girona também segue esse princípio salvando água da chuva subterrânea para melhorar a biodiversidade.
O futuro do design urbano em Barcelona poderia, assim, servir de modelo para outras cidades européias. A questão de saber se e como conceitos como os super blocos são transferíveis para outros lugares, como Viena ou Berlim, está sendo examinada atualmente em projetos de pesquisa, como blocos de turnê TUN que lidam com a cooperação entre diferentes partes interessadas e as etapas práticas de implementação. O interesse em conceitos sustentáveis de desenvolvimento urbano está crescendo, e inúmeras cidades em todo o mundo esperam as experiências e sucessos de Barcelona.