Situação crítica: Grupo Vinzenz alerta para redução de leitos em ortopedia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Grupo Vinzenz alerta para reduções massivas de camas em cuidados ortopédicos em Viena, o que pode resultar em tempos de espera mais longos.

Die Vinzenz-Gruppe warnt vor massiven Bettenabbau in der orthopädischen Versorgung Wiens, was längere Wartezeiten zur Folge haben könnte.
O Grupo Vinzenz alerta para reduções massivas de camas em cuidados ortopédicos em Viena, o que pode resultar em tempos de espera mais longos.

Situação crítica: Grupo Vinzenz alerta para redução de leitos em ortopedia!

O Grupo Vinzenz dá o alarme: existe o risco de uma redução dramática nos leitos de cuidados ortopédicos em Viena. Segundo informações do grupo, a capacidade de leitos em suas clínicas poderá ser reduzida pela metade. Tais medidas drásticas poderiam levar a tempos de espera mais longos para os pacientes, o que colocaria uma pressão adicional sobre a situação nos cuidados médicos primários. O pano de fundo deste alerta é um projecto de plano de estrutura regional de saúde, que está actualmente a ser avaliado. Representantes do Grupo Vinzenz, incluindo o diretor-gerente David Pötz, expressaram a sua falta de compreensão sobre as restrições planeadas, que poderiam ter um impacto enorme nos fornecimentos. Os cortes de capacidade afetam particularmente o Hospital Herz Jesu e o Hospital Ortopédico Speising, duas instituições líderes na área de substituições de articulações de joelho e quadril.

Cerca de 16.000 operações são realizadas nessas instalações todos os anos e cerca de 120.000 pacientes recebem tratamento lá todos os anos. A redução prevista de leitos nestas instituições prevê uma redução de 240 para 116 no Hospital Ortopédico de Speising e de 90 para 50 no Hospital Herz-Jesu. O Grupo Vinzenz é contra estes cortes e teme uma deterioração perceptível na qualidade dos cuidados, especialmente no que diz respeito às intervenções planeadas. Para evitar a situação iminente, os responsáveis ​​esperam discussões construtivas com a cidade. O encontro com o vereador da Saúde, Peter Hacker (SPÖ), já está marcado para o dia 3 de dezembro.

Desafios crescentes na área da saúde

A situação é alarmante não só para o Grupo Vinzenz, mas também no contexto mais amplo do sistema de saúde na Áustria. Dadas as mudanças demográficas, prevê-se que a procura de produtos ortopédicos poderá aumentar quatro vezes até 2040. Num sistema de saúde que enfrenta o desafio de uma sociedade envelhecida e dos avanços médicos, tais cortes poderão ter consequências fatais. O acesso aos cuidados médicos não deve ser comprometido por mudanças estruturais. Tendo em conta o aumento das despesas com saúde na Áustria, de cerca de 55,1 mil milhões de euros (2023), as pessoas esperam cuidados médicos estáveis ​​e de alta qualidade, aos quais têm direito.

Outro ponto que anda de mãos dadas com a iminente redução da capacidade de leitos são as melhorias otimizadas de eficiência que já foram alcançadas. O tempo médio de internação após operações de quadril ou joelho é de apenas três a quatro dias. Isto mostra que as instalações são bastante eficientes, mesmo sem redução adicional de capacidade. Se você observar as tendências gerais na área da saúde sob d statista.com torna-se claro que o acesso aos cuidados de saúde está a tornar-se cada vez mais importante para todos os segmentos da população e que o sistema de saúde deve ser continuamente adaptado às necessidades das pessoas. Por último, resta esperar que as discussões planeadas com a cidade conduzam a um acordo que não agrave ainda mais a situação dos pacientes em Viena.