Kulturcafé Max em Hernals prestes a fechar: O que vem depois do Shizzle?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A associação “Shizzle” deixa o Kulturcafé Max em Hernals. Eventos planejados até o final de 2025, futuro incerto.

Der Verein "Shizzle" verlässt das Kulturcafé Max in Hernals. Veranstaltungen bis Ende 2025 geplant, Zukunft ungewiss.
A associação “Shizzle” deixa o Kulturcafé Max em Hernals. Eventos planejados até o final de 2025, futuro incerto.

Kulturcafé Max em Hernals prestes a fechar: O que vem depois do Shizzle?

Uma mudança significativa é iminente no distrito de Hernal: o Kulturcafé Max, um local central para a arte e a cultura, deve abandonar o seu inquilino, a associação “Shizzle”, até ao final de 2025. Esta mudança surge depois de o café ter servido como um importante ponto focal para eventos culturais e intercâmbios criativos desde 2018. Joana Marialena Karácsonyi, presidente do “Shizzle”, já anunciou uma assembleia geral em que serão decididas alterações ao conselho de administração. - embora só entre em vigor a partir de 2026. Já existe uma preocupação entre os profissionais da arte e da cultura do Hernals: Será que o Kulturcafé Max, que foi reavivado como projeto de iniciativa em 2018, chegará ao fim após a saída?

O Kulturcafé Max era mais do que um simples café; era um espaço animado que acolheu inúmeros eventos. Desde exposições de arte a leituras e performances – a programação interna e os eventos que acolheram foram extremamente diversificados. No entanto, o plano de estabelecer o café como um local regular para eventos com uma oferta contínua falhou. Não haverá mais um negócio de catering permanente, como relata meinbezirk.at.

Património cultural e o futuro

Apesar da iminente saída do clube, alguns eventos ainda estão planejados até o final do ano; um total de 20 eventos gratuitos serão organizados pela Shizzle. Estes oferecem à comunidade mais uma vez a oportunidade de utilizar o espaço e participar da vida cultural de Hernals. O programa para 2024 já está em obras, mas ainda não foi encontrada uma nova sede para o clube, o que aumenta a incerteza sobre o futuro da cultura neste distrito.

O Kulturcafé Max não foi apenas um local de eventos, mas também um centro criativo. Desde a sua fundação, a associação Shizzle tem promovido uma grande variedade de formas de arte e convidado artistas locais para apresentarem os seus trabalhos. O café também atuou como parte do Fórum Kulturnetz Hernals sob a direção de Shizzle e ofereceu espaço para oficinas, discussões e intercâmbio cultural, que tiveram um impacto duradouro na comunidade. A saída do clube é, portanto, vista como uma grande perda para o meio cultural.

Os contratempos que o Kulturcafé tem vivido são particularmente difíceis para os muitos artistas que ali encontraram uma plataforma. Desde “Wandering Pictures”, uma demonstração de arte que percorreu as ruas de Hernal, até inúmeras colaborações com atores locais – as conexões comunitárias não poderiam ser completamente perdidas. O intercâmbio entre as diversas iniciativas é forte e talvez seja possível dar continuidade aos projetos culturais de novas formas.

Dados os desafios enfrentados pela cena cultural em Hernals, muitos esperam que uma solução seja encontrada. O compromisso da associação Shizzle não só poderia ser continuado, mas também revivido numa nova forma. Resta saber como se desenvolverá a situação em torno do Kulturcafé Max e se o local de cultura e arte terá uma nova oportunidade no futuro.

Para mais informações sobre os últimos eventos ou sobre a própria associação Shizzle, vale a pena dar uma olhada no site deles shizzle-kultur.at.