Julgamento de assassinato em Viena: a morte brutal de Grete, de 91 anos

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O julgamento do assassinato contra Robert O. começa em Viena: ele está sendo julgado pelo assassinato de Grete, de 91 anos.

Der Mordprozess gegen Robert O. in Wien beginnt: Er steht wegen des Mordes an der 91-jährigen Grete vor Gericht.
O julgamento do assassinato contra Robert O. começa em Viena: ele está sendo julgado pelo assassinato de Grete, de 91 anos.

Julgamento de assassinato em Viena: a morte brutal de Grete, de 91 anos

Robert O., de 52 anos, está atualmente sendo julgado em um tribunal vienense pelo assassinato de Grete, de 91 anos. O trágico incidente ocorreu na noite de 3 para 4 de setembro de 2024 em um loteamento. Alto coroa.at Robert O. primeiro sufocou a velha senhora com um absorvente antes de também tirar a vida dela com as mãos. A agonia da infeliz durou cerca de dez minutos. Um ato terrível cometido por um homem que teve vários desentendimentos com a lei no passado.

Robert O. tem uma longa história criminal que começou aos 20 anos, quando atacou brutalmente um homem e o jogou em um poço, onde a vítima se afogou. Foi condenado a 13 anos de prisão em Viena, em 2008, por outro ataque brutal a mulheres, incluindo uma mulher de 95 anos. Cumpriu esta pena na Eslováquia antes de entrar ilegalmente na Áustria em maio de 2024, apenas para cometer um crime novamente pouco tempo depois.

O ato cruel

A pesquisa mostra que antes do assassinato de Grete, Robert O. perambulava pelo loteamento em busca de uma vítima. Ele inicialmente voltou sua atenção para uma jovem, mas decidiu não atacá-la. Após o assassinato de Grete, ele enxugou o sangue e até tomou uma limonada como se nada tivesse acontecido. Ele foi finalmente preso com base em evidências de DNA e impressões digitais na Eslováquia em outubro de 2024.

Ele agora enfrenta uma sentença de prisão perpétua e possível internação em um centro de terapia forense, pois um psiquiatra o descreve como “muito, muito perigoso”. Segundo esta avaliação, ele apresenta profundas deficiências pessoais e humanas que não podem ser ignoradas.

Crime na Áustria

O acto cruel de Robert O. faz parte de um problema maior: há um aumento das taxas de criminalidade na Áustria. Em 2023, foram denunciados mais de 528 000 crimes, o nível mais elevado desde 2016, sendo mais de um terço destes crimes cometidos em Viena, tal como Estatista relatado. O que é particularmente surpreendente é que cerca de 43% dos suspeitos e condenados são estrangeiros.

As estatísticas sobre a criminalidade também mostram que a criminalidade associada às drogas e ao colarinho branco aumentou significativamente. Houve quase 10.000 casos de crimes relacionados com drogas só em Viena em 2023. Além disso, 85% dos austríacos têm a sensação de que os imigrantes contribuem para o agravamento dos problemas de criminalidade.

Um veredicto no caso de Robert O. é esperado para o início da tarde. O público e os meios de comunicação social acompanham este julgamento com entusiasmo, sobretudo devido à crueldade particular do crime e às questões altamente controversas que rodeiam o crime na sociedade. Entretanto, permanece a questão de como tais actos hediondos podem ser evitados na nossa cidade no futuro.