Obras finais do transporte público de Viena: U4 e nova linha 27!
Obras em andamento em Floridsdorf: linhas de metrô e bonde estão sendo modernizadas, a nova linha 27 trará alívio.

Obras finais do transporte público de Viena: U4 e nova linha 27!
Na correria dos últimos dias das férias de verão, há muita coisa acontecendo em Viena. Os trabalhadores da construção civil estão trabalhando arduamente para preparar as linhas de metrô e bonde para operação dentro do prazo. Há muitas obras em andamento, principalmente no centro da cidade, em Praterstern e ao longo da U4, que há anos vem sendo reformada peça por peça. Vindobona informa que as obras finais das obras em frente ao edifício do parlamento, que afectam quatro linhas de eléctrico, deverão terminar no domingo. Esta renovação da via era urgentemente necessária, como explica o gestor de projeto Stefan Geiger de Wiener Linien, devido ao elevado volume de tráfego.
O U4, uma parte central da rede de transportes de Viena, também concluiu as suas obras de renovação. As vigas do túnel, que estavam no fim da sua vida útil, foram modernizadas e parcialmente reconstruídas - incluindo dez novas vigas duplas entre Friedensbrücke e Schottenring, bem como 15 vigas renovadas. A partir de 1º de setembro, os trens U4 voltarão a circular continuamente de Hütteldorf a Heiligenstadt.
Restrições atuais e novos projetos
A reconstrução dos trilhos continua em Floridsdorf. Aqui, as linhas de eléctrico 25 e 26 têm de circular a uma velocidade máxima de 15 km/h devido às obras e ao limite de velocidade associado. Esta renovação decorre durante o funcionamento normal e é uma resposta aos encerramentos simultâneos da linha principal do S-Bahn da ÖBB, cujas obras se prolongarão até setembro. A Wiener Linien também está planejando introduzir uma nova linha de bonde 27, que está programada para entrar em operação no outono de 2025. Esta linha será importante para aliviar a pressão nas linhas existentes e encurtar os intervalos. A nova rota irá de Strebersdorf à estação U2 Aspern Nord e conectará Floridsdorf a Donaustadt. Cerca de 34 mil residentes serão beneficiados com esta linha e assim evitarão emissões de CO2 de até 1.600 toneladas anuais.
Além do trabalho em curso, os Verdes de Viena apresentaram recentemente um plano ambicioso para expandir a rede de transportes públicos. O plano prevê a expansão da rede de bondes na periferia em 68 quilômetros de novos trilhos dentro de dez anos. Meu Distrito informa sobre 17 novas linhas de bonde, bem como sobre a extensão ou relocalização de linhas existentes. Os custos de construção estimados situam-se entre 1,7 e 2 mil milhões de euros. O objetivo é reduzir a proporção de viagens de carro para 15% até 2030, enquanto atualmente 26 a 27% das viagens são feitas de carro.
Um olhar para o futuro
A cidade também está planejando novas conexões cruzadas para reduzir ainda mais o tráfego de automóveis. O foco está na reativação da linha 8 do bonde e na introdução de novas linhas no norte da cidade, bem como uma linha de ônibus expresso ao longo do Danúbio. O chamado “modelo 2-3-5” pretende que os trens do metrô passem a cada dois minutos, os bondes a cada três minutos e os ônibus a cada cinco minutos. Estas medidas visam não só aumentar a eficiência dos transportes públicos, mas também melhorar a qualidade de vida em Viena. Graças à introdução planeada de um bilhete anual de 365 euros sem aumento de preço até 2030, os vienenses poderiam mudar para os transportes públicos com ainda mais facilidade.
O Wiener Linien está no meio da fase quente de trabalho e preparação para uma transição de transporte sustentável na capital. Será emocionante ver como a rede se desenvolverá nos próximos meses.