Brigittenau: 17 milhões de euros em poupança – É assim que vai continuar em 2026!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Viena congela fundos distritais em 2026, com poupanças previstas de 17 milhões de euros. Chefe distrital informa sobre medidas.

Wien friert 2026er Bezirksmittel ein, Einsparungen von 17 Millionen Euro geplant. Bezirkschefin informiert über Maßnahmen.
Viena congela fundos distritais em 2026, com poupanças previstas de 17 milhões de euros. Chefe distrital informa sobre medidas.

Brigittenau: 17 milhões de euros em poupança – É assim que vai continuar em 2026!

Atualmente, há notícias importantes em Viena sobre os fundos distritais para 2026. A cidade decidiu congelar os fundos ao nível de 2025. Para o distrito de Brigittenau, isto significa que os recursos financeiros ascenderão provavelmente a cerca de 10,8 milhões de euros no próximo ano. A vereadora das Finanças, Barbara Novak (SPÖ), anunciou esta medida, que resultará numa poupança de cerca de 17 milhões de euros. Estas poupanças estão a ser analisadas em diversas áreas, como escolas, jardins de infância e clubes de reformados. Mas há uma situação favorável para os projectos que já estão em curso: estes não serão afectados pelos cortes e todos os projectos planeados nos orçamentos de 2024 e 2025 deverão continuar a ser implementados, tal como meinbezirk.at relatórios.

A líder distrital Christine Dubravac-Widholm (SPÖ) expressou reservas sobre isso. Ela ressalta que a poupança não vem sem tristeza, mas também deve ser vista como uma necessidade. O que é particularmente interessante é que o parlamento dos idosos, que deverá começar com uma nova forma em 2026, não é afectado pelas intervenções orçamentais. O seu objetivo é motivar mais pessoas a participar, o que parece ainda mais importante na situação atual.

Informações básicas sobre o orçamento distrital

O orçamento distrital é uma parte importante do orçamento municipal e é gerido de acordo com a Secção 103 da Constituição da Cidade de Viena. Permite que os distritos concluam tarefas específicas de forma independente. Todos os anos, o comité financeiro do conselho distrital trabalha em conjunto com o conselho municipal de Viena para preparar um projeto de orçamento, que deve ser aprovado pelo conselho distrital até 31 de dezembro, explica wien.gv.at.

Haverá cortes no orçamento de 2026, mas ao mesmo tempo os fundos orçamentais não utilizados permanecerão em reserva para serem utilizados nos exercícios seguintes. Os distritos têm a opção de financiar futuras dotações orçamentais através de empréstimos, embora o serviço da dívida deva ser coberto pelo respectivo orçamento distrital. No geral, o orçamento distrital representa cerca de 2,6 por cento de todo o orçamento financeiro do município de Viena.

Distribuição de fundos e perspectivas

Os fundos são distribuídos através de vários fundos provenientes de impostos locais e impostos patronais. A distribuição superior inclui, entre outras coisas, 14,10% das receitas fiscais locais e 26,36% das receitas fiscais do empregador. Uma chave de distribuição inovadora garante que os fundos sejam adaptados às necessidades reais dos distritos. Esta estrutura dá aos distritos alguma margem de manobra na forma como podem utilizar os recursos disponíveis.

Tendo em conta estes desenvolvimentos, os políticos distritais terão de acompanhar de perto a forma como as condições do quadro financeiro podem ser ajustadas nos próximos anos. Dadas as poupanças planeadas e o desafio de manter importantes projectos sociais em funcionamento, não será uma tarefa fácil para a líder distrital e a sua equipa. “Há alguma coisa a acontecer”, poder-se-ia dizer, porque as próximas decisões definirão o rumo para o futuro da população de Brigittenau.