Mercado imobiliário de Viena 2025: Apartamentos existentes como vencedores estáveis da crise!
Donaustadt beneficia de preços estáveis em tempos de crise, enquanto os novos edifícios estão em declínio. Os aluguéis estão subindo, os investidores procuram apartamentos existentes.

Mercado imobiliário de Viena 2025: Apartamentos existentes como vencedores estáveis da crise!
O mercado imobiliário de Viena apresentará divisões claras até ao final de 2025, apresentando desafios tanto para compradores como para investidores. Enquanto os preços dos apartamentos de luxo no centro da cidade estão sob pressão, os apartamentos existentes nos bairros periféricos, como Favoriten e Donaustadt, registam uma procura estável. Este desenvolvimento é favorecido, entre outras coisas, pela crise no sector da construção nova, que está a conduzir a um declínio significativo na conclusão de novos projectos residenciais em cerca de 30 por cento. De acordo com informações de Notícias ad hoc A escassez de nova oferta atrai a procura para os apartamentos existentes, o que explica a estabilidade de preços nas periferias.
Os preços dos condomínios no sector da construção nova são em média pouco inferiores a 7.000 euros por metro quadrado. Apesar da queda das taxas de juro e de uma recuperação gradual do mercado imobiliário, a conclusão de novos apartamentos continua aquém da procura real. Para 2025, estima-se que o declínio nos novos apartamentos para arrendamento seja superior a 50 por cento em comparação com o ano anterior, o que aumentará continuamente a lacuna de oferta, relata. Viena.at.
Aumento sustentável dos preços dos aluguéis
A situação tensa no mercado de arrendamento de Viena significa que os aluguéis já aumentaram mais de 5% em muitas áreas. Em locais muito procurados, não há oferta suficiente e os apartamentos são muitas vezes realocados imediatamente após a mudança dos inquilinos anteriores. Tais desenvolvimentos tornam a procura de apartamentos para alugar uma tarefa estressante, exigindo que os inquilinos interessados ajam rapidamente. A tomada de decisões rápida é particularmente necessária no segmento de preço médio, uma vez que a EHL prevê um aumento médio nos preços dos alugueres de 5,4% para 2025.
Nos arredores como Favoriten, onde os preços por metro quadrado dos apartamentos existentes se situam entre os 3.600 e os 5.500 euros, são evidentes os efeitos positivos das boas ligações ecológicas e da atractividade para as famílias jovens. Um intenso afluxo e interesse de compradores de primeira viagem tornam estas áreas particularmente populares, o que também pode ser observado na cidade do Danúbio, onde os apartamentos existentes estão a aumentar de valor devido à nova crise de construção.
Olhando para o futuro do mercado
Dada a actual evolução do mercado, os compradores e investidores devem demonstrar bom senso nas suas decisões. A EHL espera que a atividade de construção fique atrás da procura real de habitação pelo menos até 2029, mantendo a situação ainda tensa. Medidas políticas, como a suspensão da indexação das rendas de edifícios antigos, poderão exercer uma pressão adicional sobre os proprietários.
Globalmente, pode-se dizer que enquanto os segmentos de luxo no centro da cidade estão sob pressão, há uma clara tendência para a existência de apartamentos na periferia. No entanto, os compradores devem ser rápidos e dispostos a fazer concessões quando se trata de encontrar o apartamento certo e fazer um bom negócio. O mercado imobiliário de Viena continua entusiasmante - e não apenas para os investidores, mas também para todos os que procuram uma nova casa.