Escolas vienenses brilham com projetos sustentáveis: Prêmio ODS vai para três!
Três escolas vienenses receberam o Prémio ODS para promover projetos escolares sustentáveis e fortalecer o interesse político.

Escolas vienenses brilham com projetos sustentáveis: Prêmio ODS vai para três!
A Direção de Educação de Viena apresentou novamente os seus Prémios ODS este ano - uma grande iniciativa dedicada à promoção de projetos escolares sustentáveis. Os prêmios foram entregues em colaboração com o parceiro Trabalhos Futuros premiados e visam promover projetos que tenham em conta os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) e, assim, provocar mudanças sustentáveis na sociedade. Os vencedores do prémio deste ano provêm de três escolas vienenses que atraíram a atenção com abordagens criativas e ambientalmente conscientes.
A escola primária de Aspern, o BRG/BORG II Lessinggasse e o BRGORG 15 podem ficar satisfeitos com esta homenagem. Como parte dos seus projetos, a VS Aspern realizou o “Earthweek & Earthday”, durante o qual os alunos foram incentivados a proteger o clima através de workshops e estações práticas. O destaque foi a construção de hotéis para insetos e turbinas eólicas, que além de educativo foi um projeto muito divertido. Meu Distrito relata que as crianças participaram com grande entusiasmo.
Conceitos versáteis para o meio ambiente
Com o seu projeto “Exchange Lessig”, o BRG/BORG II Lessinggasse concentrou-se num espaço de intercâmbio sustentável. Aqui, os alunos podem trocar roupas, livros e outros artigos ou adquiri-los para donativos – uma excelente oportunidade não só para reduzir o desperdício de plástico, mas também para tornar o seu próprio guarda-roupa mais amigo do ambiente. As doações arrecadadas revertem para projetos ambientais e entidades beneficentes, o que torna o conceito ainda mais agradável.
Outro projeto interessante vem da escola BRGORG 15. Um projecto Erasmus está a ser realizado aqui com os países parceiros Türkiye, Grécia, Alemanha e Noruega. O projeto “PETS – Proteger o Ambiente e Ensinar Sustentabilidade” abrange temas como reciclagem, energias renováveis, nutrição vegana, turismo sustentável e prevenção de resíduos. Os alunos registraram os resultados de seus trabalhos na forma de vídeos, quadros de avisos, pôsteres e um diário digital Padlet.
Fortalecer o compromisso político
Outro sinal do compromisso com as escolas vienenses pode ser visto em Pichelmayergasse. Um emocionante painel de discussão aconteceu lá no dia 11 de abril, no qual participaram figuras políticas comprometidas do SPÖ, ÖVP, Verdes, FPÖ, NEOS, Team HC Strache e KPÖ. Os alunos do sexto, sétimo e oitavo ano trabalharam questões específicas sobre educação, migração, integração e igualdade.
Este evento não só incentiva o interesse político dos estudantes, mas também mostra como é importante que os jovens levantem a voz e façam perguntas que sejam importantes para eles. Discutiram com os políticos durante duas horas e a oportunidade de tirar selfies com eles foi bem recebida pelos jovens participantes.
O feedback mostra que os alunos estão muito interessados nos temas e destaca o quão importante é o intercâmbio entre as instituições de ensino e a política. O objetivo é que as suas ideias e preocupações sejam levadas a sério, a fim de terem uma influência positiva no seu ambiente, uma abordagem que a Direção de Educação de Viena também está a seguir com os Prémios ODS.
Globalmente, pode-se dizer que Viena não se trata apenas de educação, mas também de transformar os estudantes em cidadãos empenhados e responsáveis. Os Prémios ODS e o painel de discussão em Pichelmayergasse são apenas alguns exemplos de como as escolas em Viena podem servir hoje como modelos.