Wonkaplatz de Aspern: Deserto de asfalto quente sem sombra!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra por que Wonkaplatz em Donaustadt é considerada um “tesouro de concreto” e um ponto de calor e quais iniciativas de ecologização existem.

Erfahren Sie, warum der Wonkaplatz in Donaustadt als "Betonschatz" und Hitze-Hotspot gilt und welche Initiativen zur Begrünung bestehen.
Descubra por que Wonkaplatz em Donaustadt é considerada um “tesouro de concreto” e um ponto de calor e quais iniciativas de ecologização existem.

Wonkaplatz de Aspern: Deserto de asfalto quente sem sombra!

Wonkaplatz, na cidade do Danúbio, adquiriu a reputação mais inglória como um dos maiores “tesouros concretos” de Viena. A área asfaltada de aproximadamente 5 mil metros quadrados é relutantemente descrita pelos moradores como um “inferno de calor asfaltado”. Não são apenas os ruídos irritantes e o aumento de calor que sobrecarregam a vizinhança - os aspectos de segurança também lançam uma sombra sobre este local, uma vez que as áreas seladas representam um risco de lesões para as crianças que brincam. Os residentes também criticam a falta de vegetação e o dramático desenvolvimento de calor associado no verão, o que reduz visivelmente a qualidade de vida. De acordo com um relatório de meinkreis.at Os residentes criticam fortemente o facto de, apesar de várias remodelações por parte da administração distrital, mais recentemente em 2010, em conexão com a abertura do metro, não terem sido tomadas medidas suficientes para melhorar a situação ecológica.

Uma coisa é certa: os problemas na Wonkaplatz não são um caso isolado. Em toda a Áustria, áreas aproximadamente do tamanho de 16 campos de futebol são fechadas todos os dias. Desde 1987, as áreas de tráfego aumentaram mais de 49% e, portanto, o Greenpeace lançou o programa “Get Out of Grey!” campanha. lançado para chamar a atenção para a vedação gradual de nossas paisagens urbanas. Com uma premiação para os lugares cinzentos de cada estado federal, também foram selecionados 27 favoritos, dos quais Wonkaplatz conseguiu conquistar o terceiro lugar na votação dos “piores pecados concretos” em Viena. Esta iniciativa visa sensibilizar para os problemas da impermeabilização de superfícies e demonstrar a necessidade de um desenvolvimento urbano sustentável oe3.orf.at relatado.

Luz verde para uma cidade melhor

A iniciativa “Verde na Cidade” está empenhada em reduzir a impermeabilização das superfícies. Entre outras coisas, apela à adoção de medidas como parques e fachadas verdes, não só para melhorar a paisagem urbana, mas também para garantir que a cidade arrefece. A necessidade de sombra natural é particularmente urgente nas áreas urbanas. Estas medidas poderão não só aumentar o bem-estar dos residentes da cidade, mas também dar um contributo decisivo para a promoção de um elevado nível de biodiversidade, como diz o site gren-in-die-stadt.de destaques.

Embora a administração distrital enfatize que os castanheiros recém-plantados, que foram plantados em 2011 e agora crescem lentamente, são saudáveis, o desejo de uma Wonkaplatz mais verde e convidativa continua por realizar. Parece também incompreensível que, apesar dos problemas claros, não esteja a ser levada a cabo uma reestruturação abrangente por razões orçamentais. A discussão sobre o surgimento da praça está fervendo na política distrital, mas ainda não há resultados. Os moradores esperam que em breve sejam tomadas medidas para melhorar sua qualidade de vida, pois o asfalto não é a única coisa que faz parte da vida por aqui.