Festival da Ilha do Danúbio 2026: adiamento devido à Fórmula 1 em Spielberg!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Festival da Ilha do Danúbio 2026 acontecerá de 3 a 5 de julho. As medidas de segurança serão aumentadas para garantir uma experiência segura aos visitantes.

Das Donauinselfest 2026 findet vom 3. bis 5. Juli statt. Sicherheitsvorkehrungen werden verstärkt, um Besuchern ein sicheres Erlebnis zu bieten.
O Festival da Ilha do Danúbio 2026 acontecerá de 3 a 5 de julho. As medidas de segurança serão aumentadas para garantir uma experiência segura aos visitantes.

Festival da Ilha do Danúbio 2026: adiamento devido à Fórmula 1 em Spielberg!

O Festival da Ilha do Danúbio, o maior festival ao ar livre da Europa, será realizado em 2026 de 3 a 5 de julho. O festival deveria originalmente acontecer na data tradicional do final de junho, mas o SPÖ Viena decidiu adiá-lo para evitar conflitos de agenda com o Grande Prêmio da Áustria, em Spielberg, no dia 28 de junho. Jörg Neumayer, secretário regional do partido do SPÖ de Viena, deixou claro que esta não é uma mudança permanente na data do festival. “O primeiro fim de semana de julho não será uma nova data regular”, enfatizou. O adiamento não tem impacto no planeamento e organização do festival, que celebra a sua 43ª edição e tem uma programação colorida. A variedade de apresentações será mantida, é claro, mas as formações específicas ainda não são conhecidas.

A forma como a cidade de Viena pretende revitalizar Viena através do Festival da Ilha do Danúbio também pode ser vista nas ofertas de sustentabilidade e inclusão que continuam a ser o foco. O festival recebe apoio da cidade, que disponibiliza mais de 1,8 milhões de euros, e Neumayer não vê cortes orçamentais. Os últimos atos da edição deste ano, no dia 22 de junho, foram Rag'n'Bone e Aut of Orda, que emocionaram o público. Este ano foram um total de 200 atos em 16 palcos e 700 horas de programação.

Precauções de segurança ao mais alto nível

Este ano, a segurança no Festival da Ilha do Danúbio recebeu especial atenção. Após o tumulto em Graz, as precauções de segurança foram reforçadas. Matthias Friedrich, gestor de projeto do festival, garantiu que os visitantes “podem dançar, rir, cantar e divertir-se juntos” sem se preocuparem com a sua segurança. Pela primeira vez foi expedido um mandado de busca, que já serviu bem na trilha do Réveillon.

Os visitantes só poderão trazer determinados itens, como garrafas plásticas de até 0,5 litro ou mochilas e bolsas até tamanho A3. Objetos perigosos, facas, armas e até guarda-chuvas são proibidos. Os controles de acesso são realizados por várias centenas de policiais, apoiados pela unidade especial Cobra e por unidades de cães policiais. Além disso, tecnologia com 40 câmeras monitora a área e o mapeamento da criminalidade é utilizado para analisar a criminalidade.

Toda a coordenação de segurança ocorre num comando central de operações, que também realiza reuniões diárias. Duas delegacias improvisadas estão à disposição dos visitantes para dúvidas e reclamações. O entusiasmo e o empenho dos serviços de emergência mostram que não se trata apenas de manter a segurança, mas também de poder ajudar rapidamente em caso de incidentes de saúde ou de crianças desaparecidas.

Na primeira metade do festival deste ano, 14 pessoas foram presas, ainda que por delitos leves. Os organizadores e as forças de segurança estão optimistas de que o Festival da Ilha do Danúbio continuará a ser um local de alegria e celebração conjunta, mesmo sob as precauções de segurança actualmente reforçadas.

Leia mais sobre os detalhes dos eventos do festival, adiamentos e medidas de segurança nos relatórios de correio e Áustria24.