Wiener Linien está entrando na era livre de emissões com novos ônibus a hidrogênio!
A partir de 1º de dezembro de 2025, novos ônibus a hidrogênio circularão na linha 39A entre Heiligenstadt e Sievering, como parte da descarbonização da Wientransport.

Wiener Linien está entrando na era livre de emissões com novos ônibus a hidrogênio!
Um novo rumo ecológico será seguido em Viena a partir de 1 de dezembro de 2025. Com a introdução de dez novos autocarros a hidrogénio livres de emissões, que irão operar na exigente linha 39A entre Heiligenstadt e Sievering, a Wiener Linien está focada num futuro sustentável nos transportes públicos. Alto Parada de trem Estes autocarros com 12 metros de comprimento não só são isentos de emissões, como também são da conceituada empresa CaetanoBus.
Um detalhe importante: o hidrogénio que alimenta os autocarros é produzido a partir de eletricidade verde da Wien Energie no Wiener Netze Smart Campus em Simmering. Desta forma, Viena fornece uma fonte limpa que contribui para a descarbonização dos transportes públicos. Mais de 80 por cento dos passageiros de Viena já utilizam meios de transporte ecológicos, como metropolitanos, eléctricos e autocarros eléctricos, o que mostra que a condução ambientalmente consciente já é muito popular na cidade.
Tecnologia inovadora para melhor desempenho
Os autocarros a hidrogénio da CaetanoBus funcionam com um potente motor elétrico de 180 kW da Siemens e uma célula de combustível de 70 kW da Toyota. Esta combinação não só permite uma autonomia de mais de 400 quilómetros sem reabastecimento, como também o torna particularmente leve, o que é ideal para o caráter montanhoso de Viena. Há também capacidade para 78 passageiros, incluindo espaço para cadeiras de rodas e carrinhos de bebê, e os veículos são climatizados.
O que é particularmente digno de nota é que a linha 39A é a décima segunda linha de autocarro em Viena a mudar totalmente para veículos com emissões zero. Já existem duas linhas no centro da cidade, 2A e 3A, com autocarros movidos a bateria a hidrogénio. Outras linhas também contam com acionamentos elétricos, o que faz da Wiener Linien pioneira na descarbonização do transporte público local, segundo o Linhas de Viena.
Hidrogénio como chave para uma mobilidade limpa
A tecnologia dos autocarros a hidrogénio é agora cada vez mais vista em todo o mundo como uma alternativa aos veículos a diesel. Uma análise FAI mostra que esta tendência já ganhou força graças a soluções sustentáveis no transporte público local. Avanços recentes na tecnologia de células de combustível de hidrogénio melhoraram significativamente não só a eficiência, mas também o desempenho dos autocarros a hidrogénio. Os governos de todo o mundo estão a implementar regulamentações rigorosas sobre emissões e a oferecer incentivos para tecnologias limpas.
Viena vê-se como tendo a responsabilidade de continuar a concentrar-se na mobilidade amiga do ambiente. Aqui foi dado um passo importante com investimentos de cerca de 10,4 milhões de euros nos novos veículos. Esses ônibus ficam alojados na garagem de ônibus de Leopoldau e são reabastecidos e atendidos diretamente no posto de abastecimento de hidrogênio da própria empresa.
Os autocarros a hidrogénio prometem não só poupanças a longo prazo nos custos operacionais, mas também benefícios ambientais significativos. Soluções inovadoras melhoram a qualidade do ar na cidade e também melhoram a qualidade de vida dos vienenses. O setor dos autocarros a hidrogénio apresenta claras perspetivas de crescimento até 2025. Será interessante ver como este desenvolvimento se irá desenrolar no futuro.