Teleférico Kahlenberg: Supremo Tribunal exige avaliação ambiental por 70 milhões de euros!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 30 de setembro de 2025, o tribunal de mais alta instância decidirá sobre a exigência da EIA para o polêmico teleférico para Kahlenberg.

Das Höchstgericht entscheidet am 30.09.2025 über die UVP-Pflicht für die umstrittene Seilbahn auf den Kahlenberg.
Em 30 de setembro de 2025, o tribunal de mais alta instância decidirá sobre a exigência da EIA para o polêmico teleférico para Kahlenberg.

Teleférico Kahlenberg: Supremo Tribunal exige avaliação ambiental por 70 milhões de euros!

No dia 30 de setembro foi tomada uma decisão decisiva sobre o teleférico para Kahlenberg. O Tribunal Administrativo (VwGH) não conseguiu tomar uma posição clara e, em vez disso, decidiu que era necessária uma avaliação de caso individual da obrigação de avaliação do impacto ambiental (obrigação de AIA). Este teste é realizado pela MA 22 – Proteção Ambiental e tem como objetivo esclarecer se o projeto previsto necessita de um EIA. Até agora tem havido uma discussão acalorada entre Genial Tourismus- & Projektentwicklung GmbH (GTP), ambientalistas e políticos.

Os planos do teleférico prevêem um percurso de 5,7 quilômetros e quatro estações; o volume total do projeto ronda os 70 milhões de euros. Apesar destes planos ambiciosos, o projecto encontrou resistência massiva por parte dos residentes, ambientalistas e também no cenário político, onde o SPÖ e os Neos em particular são contra o teleférico. No entanto, segundo Hannes Dejaco, diretor-geral do GTP, a decisão do Tribunal Administrativo mostra uma tendência positiva: “A análise do caso individual irá esclarecer juridicamente a obrigação da AIA”, disse.

O que exatamente a avaliação ambiental quer esclarecer?

O MA 22, responsável pelo exame, funcionará de forma independente, o que é de grande importância para o projeto. Esta independência poderia levar a menos influência política. A GTP continua otimista e confiante de que o teleférico poderá passar com sucesso em um EIA se isso for necessário. Os ambientalistas, por outro lado, consideram que um EIA seria crucial para a construção do projecto, a fim de identificar e minimizar potenciais danos ambientais.

As condições estruturais para a AIA foram criadas pelo portal central de AIA do governo federal, o que melhora as oportunidades de participação pública nos processos. Todos os procedimentos de homologação de responsabilidade das autoridades federais também podem ser encontrados neste portal. A longo prazo, serve como repositório de conhecimento para as avaliações de impacto ambiental realizadas e fornece uma visão geral dos efeitos cumulativos de vários projetos, o que é de interesse para o público especializado.

A resistência ao teleférico e as exigências de uma avaliação ambiental intensiva mostram claramente que a questão da conservação ambiental e da natureza é muito importante em Viena. Resta saber como o MA 22 irá avançar na avaliação de casos individuais e se uma AIA será, em última análise, necessária. A discussão em torno deste projeto certamente manterá a cidade ocupada por um tempo, pois é claro que algo está acontecendo.

Para mais informações sobre o processo de AIA, visite Portal da AIA e o relato de meinkreis.at assim como ORF Viena.

Quellen: