Ataque brutal em Viena: homem com faca ameaça funcionário de tabacaria!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Ataque brutal na estação de metrô Alserstrasse: homem ameaça tabaqueiro com faca e foge sem saque. Procurando por pistas.

Brutaler Überfall in der U-Bahn-Station Alserstraße: Mann bedroht Trafikangestellte mit Messer und flieht ohne Beute. Hinweise gesucht.
Ataque brutal na estação de metrô Alserstrasse: homem ameaça tabaqueiro com faca e foge sem saque. Procurando por pistas.

Ataque brutal em Viena: homem com faca ameaça funcionário de tabacaria!

Na quarta-feira, 29 de outubro de 2025, houve um ataque brutal a uma tabacaria na estação U6 Alser Straße, em Viena. Às 15h50, um homem mascarado ameaçou o funcionário com uma faca e exigiu dinheiro. No entanto, o funcionário demonstrou nervosismo e não atendeu às exigências do agressor. O homem fugiu então em direção ao centro da cidade sem qualquer saque, depois que as buscas imediatamente iniciadas não tiveram sucesso.

O autor do crime é descrito como homem, vestindo jaqueta escura e jeans furados, e era careca. A polícia está pedindo informações da população. Qualquer pessoa que possa ajudar a identificar o autor do crime deve contactar o Gabinete de Polícia Criminal do Estado de Viena, sucursal Central, através do número 01/313 104 38 00.

Outra vítima no metrô

Viena não está poupada do problema da criminalidade juvenil. Em 16 de março de 2025, um menino de 13 anos foi vítima de um ataque na estação de metrô Enkplatz. O menino foi perseguido por três agressores desconhecidos depois que o observaram no metrô. Eles o insultaram e exigiram seus Airpods sob ameaças de violência. O menino finalmente deu os fones de ouvido aos perpetradores e os viu escapar. Também aqui a polícia busca informações relevantes à Delegacia Estadual de Polícia Criminal, Delegacia Sul, pelos telefones 01-31310-57212 ou 01-31310-57800.

Aumento da criminalidade juvenil em Viena

Os incidentes destacam o aumento da criminalidade juvenil na cidade. De acordo com os números atuais, o número de denúncias contra jovens de 10 a 14 anos aumentou de 6.311 em 2014 para 9.730 em 2023. Para controlar os problemas crescentes, um grupo de trabalho interministerial para combater a criminalidade juvenil foi criado em 7 de março de 2024. Sob a liderança de Dieter Csefan, o coordenador federal da força-tarefa contra a criminalidade juvenil, um foco particular é colocado em menores infratores intensivos, alguns dos quais cometeram até 200 crimes.

O problema é particularmente dramático em Viena: cerca de 500 estudantes são suspensos todos os anos por comportamento violento. Este número está a aumentar e muitos jovens afectados não regressam à escola após as suspensões. Os gangues de jovens lutam frequentemente pelo domínio dos parques, o que alimenta ainda mais a espiral de violência. As redes sociais e os grupos de chat desempenham um papel que não deve ser subestimado.

Para acalmar a situação, vários projetos já foram lançados. Isto inclui um projeto para apoiar estreitamente os jovens perpetradores em Viena e o aumento da presença policial através do grupo de trabalho contra a criminalidade juvenil desde março de 2024. O projeto de alteração da Lei da Polícia de Segurança, que, por exemplo, introduz uma zona de proibição de armas em certos distritos de Viena, também se destina a ter um efeito preventivo, a fim de evitar ataques perigosos por parte de menores.

Viena enfrenta, portanto, desafios que afectam não só a polícia, mas também a sociedade como um todo. É hora de trabalharmos juntos para encontrar maneiras de evitar tais incidentes no futuro.

Para mais informações sobre os incidentes e crimes juvenis em Viena, você pode consultar os artigos de meinkreis.at, viena.at e bmi.gv.at ser encaminhado.