Desenvolvimento urbano: É assim que a cidade velha de St. Veit deve brilhar novamente!
No dia 27 de novembro de 2025, a exposição “De volta à melhor localização” no pátio da Câmara Municipal apresentará conceitos inovadores para o desenvolvimento do centro histórico de St.

Desenvolvimento urbano: É assim que a cidade velha de St. Veit deve brilhar novamente!
Uma notável exposição intitulada “De volta à melhor localização” abriu as suas portas no pátio da Câmara Municipal de St. Veit an der Glan. A mostra ilumina a cidade velha e seu desenvolvimento futuro através de conceitos inovadores concebidos por estudantes. O prefeito Martin Kulmer enfatizou a atenção aos detalhes e a visão dos projetos, que pretendem servir como uma ferramenta valiosa para a atualização do planejamento urbano. A ideia básica é aumentar a qualidade da estadia no centro histórico, criando um mix diversificado de usos que inclui viver, trabalhar, aprender, saúde e lazer. Isto também confirmou clique-kaernten.
Os conceitos apresentados na exposição foram desenvolvidos em estreita consulta com os proprietários, a fim de encontrar respostas para a questão das vagas. A autoridade municipal de construção e o marketing da cidade de St. Veit também estiveram envolvidos no desenvolvimento. Roland Gruber da nonconform e Thomas Egger da Egger & Partner apoiaram o processo de geração de ideias. Um processo de desenvolvimento a longo prazo, que terá início na próxima primavera com workshops de desenvolvimento de visão, visa revitalizar de forma sustentável a cidade velha e torná-la mais habitável.
O desafio das vagas
As vagas são um problema crescente que foi agravado por acontecimentos globais como a pandemia e incertezas económicas como a guerra na Ucrânia. Até à data, a gestão de vagas tem sido maioritariamente reativa, mas é cada vez mais necessária uma abordagem proativa. Isto inclui a colaboração entre urbanistas, proprietários e trabalhadores culturais para desenvolver conceitos de utilização criativos que evitem ou revitalizem rapidamente as vagas. Isto é particularmente importante para evitar a degradação e os problemas sociais nas áreas afectadas, tais como Laboratório de Cultura relatado.
Nos últimos meses, o marketing da cidade de St. Veit registrou mais de 20 novos empreendimentos no centro histórico, o que mostra que a cidade está trabalhando ativamente para reduzir as vagas. Isto também inclui a modernização de projetos existentes, como a criação de novas áreas de reunião pelo HTL Villach, nas quais os jovens estão envolvidos e desenvolvem mobiliário de assento criativo.
Centro histórico em foco
O centro histórico é de enorme importância para St. Veit, pois representa o centro original do povoamento e oferece uma variedade de estruturas históricas que contribuem para a identidade da cidade. As cidades antigas desempenham papéis multifuncionais como locais comerciais, de serviços e culturais e são frequentemente zonas de trânsito calmo que são atraentes tanto para residentes como para visitantes. No entanto, manter e modernizar estes tesouros históricos é um grande desafio, especialmente em tempos de comércio eletrónico que está a mudar o comportamento de compra tradicional.
As leis de proteção de monumentos, que variam dependendo do estado federal, impõem requisitos adicionais para novos edifícios e reformas em cidades antigas. Estes regulamentos destinam-se a garantir a preservação do carácter e da arquitectura histórica da cidade velha. É importante encontrar o equilíbrio entre a preservação do que já existe e a necessidade de criar conceitos espaciais modernos que agradem também às gerações mais jovens. Para que isto tenha sucesso, soluções criativas e programas de apoio são essenciais abes on-line destaques.
No geral, a exposição “De volta à melhor localização” mostra que St. Veit an der Glan quer revitalizar o seu núcleo histórico com uma lufada de ar fresco e, ao mesmo tempo, enfrentar ativamente os desafios do desenvolvimento urbano moderno. A combinação de ideias inovadoras e identidade tradicional pode ser uma receita de sucesso para a cidade velha de amanhã.