Matthias Fürstner chefiará o Instituto de Radiologia de St. Veit a partir de 2026!
Matthias Fürstner torna-se o novo chefe do Instituto de Radiologia de St. Veit. Expertise, experiência internacional e técnicas inovadoras.

Matthias Fürstner chefiará o Instituto de Radiologia de St. Veit a partir de 2026!
Há novidades animadoras no sistema de saúde da Caríntia no início de 2026: Matthias Fürstner assumirá a gestão do Instituto de Radiologia do Hospital Barmfühlen Brüder St. Veit an der Glan e do Hospital Elisabethinen Klagenfurt. A nomeação sucede a Heinz Lackner, que está se aposentando. Matthias Fürstner tem uma carreira impressionante que o levou a vários cargos médicos. Originalmente, ele nunca quis se tornar radiologista, mas só descobriu sua paixão pela radiologia depois de trabalhar como clínico geral e médico de emergência.
Fürstner estudou na Universidade Karl-Franzens de Graz e ganhou importante experiência prática nos hospitais estaduais de Wolfsberg e Klagenfurt antes de mudar para a radiologia em 2007. Com mais de 400 procedimentos de ablação minimamente invasivos realizados em seu crédito - incluindo a inovadora ablação por radiofrequência da coluna vertebral em 2017 e a crioablação de tumores renais em 2018 - ele é considerado um pioneiro na Áustria. A sua experiência internacional, incluindo uma bolsa CIRSE no Hospital Universitário de Estrasburgo, traz uma lufada de ar fresco ao instituto.
Uma ampla gama de opções de tratamento
A radiologia intervencionista, foco de Fürstner, dedica-se a procedimentos minimamente invasivos que abrangem aspectos diagnósticos e terapêuticos. Essas técnicas permitem tratar doenças com procedimentos precisos e guiados por imagens, geralmente realizados sob anestesia local. Isso significa que eles geralmente não apresentam dor e são pacientes ambulatoriais.
As aplicações mais comuns incluem o tratamento de dores articulares crônicas, que geralmente são causadas por osteoartrite ou tendinite. Um procedimento inovador é a embolização periarticular transarterial (TAPE), desenvolvida especificamente para pacientes que falham nas terapias convencionais. Durante este procedimento, um cateter é inserido nos vasos sanguíneos arteriais da articulação doente para reduzir o fluxo sanguíneo para as áreas inflamadas. Isso proporciona alívio duradouro da dor e promove a cura sem a necessidade de realizar cirurgia invasiva. relata o Hospital Universitário de Leipzig.
Compromisso com o futuro
Matthias Fürstner não é conhecido apenas pelas suas habilidades práticas, mas também pela sua paixão como professor. Ele leciona na Universidade de Ciências Aplicadas da Caríntia e na Academia de Tecnologia de Radiologia. Sua abordagem para promover um ambiente de equipe com hierarquias planas, comunicação clara e estilo de liderança colegial demonstra sua visão de um ambiente de trabalho positivo e atendimento ao paciente de primeira classe.
Além de suas atividades docentes, Fürstner também está envolvido em conferências internacionais e contribui para inúmeras publicações. Como inspetor da Boston Scientific, ele também treina médicos nas mais recentes técnicas de ablação. Um de seus métodos mais inovadores – o uso de vídeo de alta resolução e sistemas de realidade aumentada para acompanhar virtualmente os procedimentos – mostra o quanto o novo diretor é tecnologicamente experiente e o quão preparado ele está para o avanço da radiologia na Áustria diz a Clínica Saint Josef.
Continua a ser emocionante ver como Matthias Fürstner e a sua equipa irão desenvolver ainda mais as opções radiológicas na Caríntia, a fim de continuar a apoiar os pacientes e oferecer-lhes um tratamento rápido e eficiente.