Viena comemora com um concerto noturno de verão e um desfile silencioso do arco-íris!
Em 14 de junho de 2025, a ORF 2 transmitirá o concerto noturno de verão. Estreia mundial de “Voice Killer” no Musik-Theater an der Wien.

Viena comemora com um concerto noturno de verão e um desfile silencioso do arco-íris!
Hoje, 14 de junho de 2025, Viena será marcada por emocionantes eventos culturais. A noite é dedicada ao impressionante concerto noturno de verão da Filarmônica de Viena, que este ano acontece sob a direção do renomado maestro Tugan Sokhiev. ORF 2 transmitirá o concerto ao vivo e qualquer pessoa que ficar em casa poderá desfrutar da transmissão ao vivo em toda a Áustria via ORF ON. A gravação também está disponível como vídeo sob demanda por 30 dias. O 3sat também exibirá o show às 20h15.
Um destaque da noite será a atuação do célebre tenor Piotr Beczała, que interpretará três árias de óperas conhecidas. Estas incluem peças de “Carmen” de Bizet, “Turandot” de Puccini e “Condessa Mariza” de Kálmán. Também novidade este ano é a participação do Coro de Meninos de Viena, que enriquece o concerto com o seu canto.
Diversidade cultural apesar da dor
Outra ocasião importante em Viena é a estreia da ópera “Voice Killer” de Miroslav Srnka, que foi vista pela primeira vez no dia 13 de junho no Musik-Theater an der Wien. Esta história é sobre um soldado raso que busca delirantemente a voz de sua falecida mãe, o que leva a consequências trágicas. Embora o público tenha demonstrado uma resposta positiva durante o intervalo, a casa estava meio vazia. O Intendente Herheim dirigiu-se ao público e pediu a sua compreensão, pois a noite teve um contexto especial dado o luto pelas vítimas de um tiroteio em Graz.
Além da estreia, foram feitas algumas alterações na apresentação de “O Barbeiro de Sevilha” na Ópera Estatal em janeiro de 2025. A antiga produção de Rennert foi preferida à nova versão devido a problemas técnicos. Esta decisão foi recebida positivamente pelo público regular, e o conhecido baixo-barítono Bryn Terfel fez sua estreia vienense como Basilio. Um momento especial de silêncio e bandeiras de luto foram introduzidos antes da apresentação pelas vítimas do tiroteio.
Uma noite de lembranças
Paralelamente a estes importantes acontecimentos, realiza-se também o Desfile do Arco-Íris de Viena, que este ano será celebrado silenciosamente à sombra do luto e em memória das vítimas de Graz. As alterações ao programa incluem, por exemplo, a proibição de bebidas destiladas e de música, enquanto uma faixa de luto comum simboliza a memória colectiva.
Por último, mas não menos importante, devemos também lamentar a perda do figurinista e cenógrafo Pantelis Dessyllas, que faleceu em 3 de junho de 2025, aos 89 anos. A Ópera Estatal de Viena continua a planejar reviver a produção de Fritsch de “O Barbeiro de Sevilha” na temporada 2025/26. Esta mistura de celebração e luto caracteriza hoje Viena, que é um reflexo da rica mas vulnerável cena cultural da cidade.