Construção de escolas em Viena: medidas de austeridade ameaçam projetos importantes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Viena está a planear projetos abrangentes de construção de escolas até 2033, apesar dos desafios orçamentais. A aprendizagem continua a ser uma prioridade.

Wien plant umfassende Schulbauprojekte bis 2033, trotz budgetärer Herausforderungen. Lernen bleibt prioritär.
Viena está a planear projetos abrangentes de construção de escolas até 2033, apesar dos desafios orçamentais. A aprendizagem continua a ser uma prioridade.

Construção de escolas em Viena: medidas de austeridade ameaçam projetos importantes!

A expansão das escolas em Viena pode estar em perigo porque as actuais medidas de austeridade da cidade lançaram uma luz sombria sobre os planos coloridos. Comomeinkreis.atrelatado, os projetos de construção que já haviam sido planejados ficaram sob pressão. Uma análise crítica da situação orçamental para 2026 mostra que numerosos novos edifícios e expansões estão à beira do abismo. Contudo, o objectivo principal permanece claro: o funcionamento das escolas em todos os locais deve não só ser assegurado, mas também continuado de forma sustentável.

Mais de 70 projectos de construção de escolas foram definidos até 2033, mas ainda é incerto se estes serão implementados conforme planeado. Atualmente estamos analisando sete locais cuja construção ou expansão está firmemente planejada para 2026. Estes incluem, por exemplo, novos edifícios na Feuchterslebengasse 65 e adições na Tesarekplatz 4 no 10º distrito. Várias medidas também estão sendo tomadas no 21º distrito para atender ao aumento da demanda. As conclusões estão previstas para 2026, enquanto os contratos existentes permanecem inalterados, de modo que os projetos em curso terão definitivamente continuidade.

Investimentos em infraestrutura educacional

No entanto, a cidade de Viena estabeleceu objectivos elevados e gostaria de investir no futuro da infra-estrutura escolar. Viena planeia investir cerca de 192 milhões de euros em novos espaços educativos nos próximos anos para responder à crescente necessidade de espaços escolares. Altowien.gv.atOs primeiros passos serão dados para 2025 e 2026 através da expansão das escolas. Por exemplo, o programa inclui três extensões escolares nos 6.º e 10.º distritos, que criarão um total de 26 salas educativas adicionais.

A necessidade destas vagas adicionais é indiscutível, porque nos últimos três anos letivos Viena registou um aumento contínuo de cerca de 4.000 crianças na escolaridade obrigatória anualmente. Neste contexto, foi desenvolvido um conceito educativo que permite aulas móveis temporárias em vários locais escolares. O objetivo é criar novos ambientes de aprendizagem na área de desenvolvimento urbano de Seestadt que atendam aos requisitos educacionais atuais.

Mantém-se um elevado nível de procura

O vereador da Educação, Christoph Wiederkehr, deixa inequivocamente claro que a necessidade de espaço escolar adicional é alta. Isto é reforçado pelo número cada vez maior de residentes em Viena. Os projetos de construção e o foco na criação de ambientes de aprendizagem modernos também apostam no apoio individual e em formas modernas de ensino, o que é particularmente importante em tempos de mudança. Em meados de 2026, serão criadas adições na Eßlinger Hauptstraße 97 para um total de 12 classes adicionais.

Ao gerir os recursos financeiros de forma responsável e ao rever constantemente os projectos, a cidade tenta não deixar o sector da educação ficar para trás, apesar da pressão para poupar dinheiro.wien.gv.atmostra que a cidade está a planear um grande número de novos edifícios e ampliações que vão além dos 192 milhões de euros de apoio financeiro já mencionados e devem também ser incorporados no desenvolvimento a longo prazo das instituições de ensino e na sua adaptação aos padrões modernos.

Os próximos anos apresentarão, portanto, grandes desafios, mas os esforços da cidade de Viena para avançar com a construção de escolas são claros. Se estes esforços podem ser totalmente implementados através da austeridade continua a ser emocionante.

Quellen: