Prêmio Nestroy: crítica emocionante e grandes talentos do teatro homenageados!
Em 23 de novembro de 2025, realizações notáveis no teatro foram homenageadas nos Prêmios Nestroy em Viena, incluindo Itay Tiran e Martin Schwab.

Prêmio Nestroy: crítica emocionante e grandes talentos do teatro homenageados!
O Prêmio Nestroy deste ano homenageou realizações artísticas que refletem não apenas o teatro, mas também a sociedade. O ator Itay Tiran recebeu um dos cobiçados prêmios por seu papel coadjuvante na produção de Milo Rau da obra de Elfriede Jelinek. No seu emocionado discurso de aceitação, Tiran lembrou que devemos preservar as memórias dos horrores do Holocausto para não perder de vista os conflitos atuais. Ele lembrou-se da sua avó, uma sobrevivente do Holocausto, e observou: “Não sobrevivemos a isto para destruir outro povo”.
A cerimónia de entrega de prémios teve uma grande repercussão, até porque Júlia Riedler foi homenageada por seu excelente desempenho na produção de teatro folclórico “Fräulein Else”. Leonie Böhm também foi homenageada como melhor diretor e deu o exemplo do poder transformador da solidariedade e da coesão.
Prêmios e homenagens
A lista dos premiados é longa e diversificada:
- Nils Arztmann: Beste männliche Rollendarstellung für „Das Vermächtnis“
- Sara Ostertag: Beste Bundesländer-Aufführung für „The Broken Circle“ im Linzer Landestheater
- Eve Leigh: Autor:innenpreis für „Verbranntes Land (Salty Irina)“
- Spezialpreis: Installation „[EOL]. End of Life – Eine virtuelle Ruinenlandschaft“ von DARUM
- Flirty Horse Art Collective: Beste Off-Produktion mit „Die Düntzer Rhapsodie“
- Pauline Großmann: Nachwuchspreis für ihre Rolle in „Gabriel“ am Salzburger Landestheater
- Lena Riemer: Bester Nachwuchs in den Kategorien Autor:in, Kostüme, Regie für „aufstiegskörper. ein fühlversuch.“
- Philipp Stölzl: Beste Ausstattung für „Liliom“ am Burgtheater
- Schauspielhaus Hamburg: Beste Aufführung im deutschsprachigen Raum mit „Die Maschine oder: Über den Gipfeln ist Ruh“
- Petra Alexandra Pippan: Publikumspreis
- Martin Schwab: Lebenswerk-Preis, wobei er seine Dankbarkeit mit einem Gedicht zum Ausdruck brachte.
O Ministro da Cultura austríaco, Andreas Babler, enfatizou a importância do teatro como lugar de diversidade e diálogo intercultural. A Conselheira Municipal da Cultura de Viena, Veronica Kaup-Hasler, também observou que o teatro não é apenas arte, mas também dá um contributo valioso para a resolução de tensões sociais.
O teatro como lugar de memória
A comemoração do Holocausto está a receber um novo impulso através de diversas iniciativas. O memorial israelense Yad Vashem impulsiona a conexão entre teatro e trabalho memorial. Tendo em conta o círculo cada vez menor de testemunhas contemporâneas, o teatro é utilizado como meio de manter vivas as memórias. Um novo anfiteatro no Yad Vashem será usado para comemorar através de performances a destruição em massa que afetou muitas comunidades judaicas e sublinhar a relevância desta história para o presente.
Em resumo, os Prémios Nestroy deste ano não só trouxeram reconhecimento artístico, mas também abriram um espaço de reflexão sobre a nossa responsabilidade para com a história. O teatro continua sendo um meio poderoso que entretém e provoca reflexão.