Nova ciclovia em Wieden: Diretamente de Karlsplatz para Margaretengurtel!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Saiba tudo sobre a expansão da ciclovia de Karlsplatz a Margaretengurtel, que começa em março de 2024 para promover a mobilidade amiga do ambiente em Viena.

Erfahren Sie alles über den Ausbau des Radwegs von Karlsplatz zum Margaretengürtel, der im März 2024 beginnt, um umweltfreundliche Mobilität in Wien zu fördern.
Saiba tudo sobre a expansão da ciclovia de Karlsplatz a Margaretengurtel, que começa em março de 2024 para promover a mobilidade amiga do ambiente em Viena.

Nova ciclovia em Wieden: Diretamente de Karlsplatz para Margaretengurtel!

Algo está acontecendo novamente em Viena quando se trata de ciclismo! A partir de março de 2024, a ciclovia de mão dupla ao longo da Wiedner Hauptstrasse será expandida para Hartmanngasse e a ligação à ciclovia em Margareten será finalmente encerrada. Os planos são ambiciosos: a ciclovia será estruturalmente separada e ampliada para que os ciclistas possam viajar com segurança em ambas as direções. Apresentado por MeinBezirk, a líder distrital Lea Halbwidl (SPÖ) elogia as melhorias para todo o distrito e a promoção associada da mobilidade amiga do clima.

Como parte das obras, as ruas laterais adjacentes e o trecho afetado da rua principal serão desobstruídos e arborizados. Serão plantadas nove árvores, quatro arbustos padrão e oito novos canteiros verdes, além de instalado um bebedouro. As obras na estrada entre Blechturmgasse e Johann-Strauss-Gasse, que estará fechada ao centro da cidade de janeiro a junho de 2026, fazem parte de uma estratégia mais ampla que visa fortalecer a infraestrutura verde de Viena.

Mobilidade amiga do clima em Viena

As mudanças na cidade fazem parte de outro plano abrangente: a cidade de Viena está a seguir o roteiro climático com o objectivo de transformar a cidade numa cidade de 15 minutos. Esta estratégia visa otimizar o fluxo de tráfego e proporcionar rotas mais seguras para ciclistas e pedestres. Viena pretende ser uma cidade sem motores de combustão até 2040, o que implica uma grande expansão da infraestrutura para ciclistas e pedestres. Isto é relatado pela cidade de Viena no seu site.

Como parte destes esforços, estão planeadas inúmeras medidas para reduzir as emissões de CO2 no setor dos transportes. Isto inclui não só a expansão dos transportes públicos, mas também a promoção da mobilidade elétrica e mudanças a longo prazo no comportamento de mobilidade da população. Estas medidas são necessárias porque o tráfego causa cerca de um terço das emissões de gases com efeito de estufa em Viena.

Conceitos de mobilidade sustentável

O que Viena está a promover aqui não é apenas apoiado pelo governo da cidade, mas também se enquadra num quadro mais amplo que vai além das fronteiras do estado. Na Alemanha, as emissões de CO2 no setor dos transportes estão estagnadas há mais de 30 anos. É necessária aqui uma mudança de paradigma para promover uma mobilidade respeitadora do clima. A carta “Mobilidade Inteligente em Áreas Residenciais”, que foi desenvolvida por numerosos especialistas e representantes da cidade, apela a que seja mais fácil mudar dos carros para alternativas sustentáveis, como andar de bicicleta ou caminhar. Parte desta estratégia é também a criação de um ambiente de vida propício para caminhadas e ciclismo, como aponta VCD.

Estas iniciativas não são importantes apenas para o ambiente, mas também para melhorar a qualidade de vida e a participação social nas áreas residenciais. Em última análise, a chave reside na colaboração de todas as partes interessadas – desde os municípios às empresas imobiliárias – para desenvolver e implementar conjuntamente soluções de mobilidade sustentável.

Os progressos realizados em Viena mostram que têm capacidade para promover meios de transporte respeitadores do clima. Ao mesmo tempo que a cidade se concentra na expansão das infra-estruturas cicloviárias, também mostra que uma mobilidade amiga do ambiente não tem de permanecer apenas um sonho, mas pode realmente ser alcançada.