Jovem atacada em Viena: facas dobráveis ​​e incidentes sangrentos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Ex-namorada ameaça homem em Viena-Margareten com faca dobrável; são discutidos novos locais de abrigo para mulheres e prevenção da violência em Viena.

Ex-Freundin bedroht Mann in Wien-Margareten mit Klappmesser; neue Frauenhausplätze und Gewaltprävention in Wien thematisiert.
Ex-namorada ameaça homem em Viena-Margareten com faca dobrável; são discutidos novos locais de abrigo para mulheres e prevenção da violência em Viena.

Jovem atacada em Viena: facas dobráveis ​​e incidentes sangrentos!

No coração de Viena, mais precisamente na Hofferplatz de Ottakring, ocorreu hoje um incidente que mais uma vez ilumina o problema da violência nos relacionamentos. Uma mulher vienense de 18 anos ameaçou o ex-namorado de 27 anos com uma faca dobrável e feriu-lhe o pescoço. O incidente aconteceu por volta das 14h. e não é o primeiro do tipo, já que os dois tiveram que lidar com a violência no passado. Em 23 de abril de 2025, o homem foi gravemente ferido por um pedaço de vidro em seu apartamento em Viena-Margareten e teve que receber tratamento médico, o que teve consequências significativas para ambas as partes.

A polícia reagiu imediatamente e prendeu temporariamente a mulher perto da cena do crime. Além da faca dobrável, que foi confiscada, as autoridades decretaram imediatamente a proibição de entrada e abordagem, bem como a proibição temporária de armas contra a jovem. No entanto, ela negou as acusações e foi libertada após a investigação inicial. O incidente deixa claro a gravidade da questão da violência nos relacionamentos e os riscos a ela associados.

Luta contra a violência – um problema social

A violência contra as mulheres continua a ser uma questão que não pode ser ignorada. De acordo com um inquérito sobre o tema “Violência de género contra as mulheres e outras formas de violência interpessoal”, fica demonstrado que tais ataques afectam de forma desproporcionada as mulheres. Este inquérito, publicado pelo Eurostat e pela Chancelaria Federal, fornece dados importantes e mostra que as vítimas de violência são frequentemente confrontadas com ataques dentro e fora das relações íntimas. Questões como perseguição, assédio sexual e violência infantil também fazem parte desta realidade assustadora.

Dado o elevado número de casos, a Comissão Europeia apela a uma ação abrangente para combater a violência baseada no género, como parte da sua Estratégia para a Igualdade de Género 2020-2025. Uma das exigências é a melhoria da recolha de dados, a fim de reconhecer toda a extensão do problema e tomar medidas específicas.

Apoio às pessoas afetadas

O prefeito Dr. Michael Ludwig enfatiza a urgência de não tolerar a violência contra as mulheres. Juntamente com a vice-prefeita e vereadora feminina Kathrin Gaál, está a ser criada uma forte rede para mulheres necessitadas. Concordam que é hora de exigir um repensar da sociedade, a fim de eliminar a violência e oferecer às mulheres o apoio de que necessitam urgentemente em situações de crise.

Existem vários pontos de contacto disponíveis em Viena para quem se encontra numa situação stressante ou conhece alguém que precisa de ajuda:

  • Polizei-Notruf: 133
  • Wiener Interventionsstelle: 01/585 32 88
  • Männerberatungsstelle: 01/603 28 28
  • Landeskriminalamt Wien, Kriminalprävention: Hotline 0800/216346

Os actuais incidentes e a abertura do novo abrigo para mulheres sublinham mais uma vez que a luta contra a violência nas relações é uma tarefa da sociedade como um todo. Só através de uma acção conjunta é que se poderá alcançar uma melhoria a longo prazo.