Formação gratuita para mulheres necessitadas: apoio às vítimas de violência!
Treinamento gratuito para profissionais sociais para apoiar mulheres em crise habitacional e violência no dia 24 de novembro em Josefstadt.

Formação gratuita para mulheres necessitadas: apoio às vítimas de violência!
No mundo de hoje, quando muitas mulheres enfrentam condições de vida difíceis, várias organizações apoiam-nas activamente. É particularmente importante formar especialistas para poder ajudar melhor as mulheres afectadas em situações de emergência. O Józsefvárosi Önkormányzat anunciou um curso de formação gratuito para assistentes sociais. Isso acontecerá no dia 24 de novembro de 2025, das 9h00 às 13h00. no VIII distrito de Budapeste e destina-se especificamente a mulheres que vivem com necessidade de habitação e que sofreram violência familiar ou parceira.
A formação de quatro horas, ministrada pelos especialistas Bércesi Ildikó e Juhász Zsófia do Centro Social Metódico de Budapeste, abrange temas importantes. Estas incluem as necessidades específicas das mulheres com necessidades habitacionais, a ligação entre trauma, violência e falta de abrigo, bem como os sinais e tipos de experiências de violência nos serviços para os sem-abrigo. O objetivo é formar especialistas em abordagens de apoio sensíveis ao trauma.
Apoio às mulheres afetadas pela violência
A iniciativa em Budapeste segue o modelo do programa de financiamento federal “Juntos contra a violência contra as mulheres” na Alemanha, que também prossegue medidas abrangentes para combater a violência contra as mulheres.
A Convenção do Conselho da Europa sobre a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres, também conhecida como Convenção de Istambul, foi assinada neste país. Isto obriga os políticos a expandirem serviços eficazes de protecção e apoio às mulheres afectadas e aos seus filhos. De acordo com a BAG Homeless Assistance, são necessárias medidas especiais para garantir que as mulheres vítimas de violência também recebam o apoio necessário na assistência aos sem-abrigo. As recomendações do BAG W oferecem passos concretos que devem ser introduzidos no discurso público.
Uma questão fundamental é melhorar o acesso aos serviços de apoio para grupos de mulheres sub-representados, incluindo mulheres com deficiência e aquelas que vivem em zonas rurais. O objectivo é claro: colmatar lacunas no sistema de ajuda e aumentar a segurança das pessoas afectadas. Portanto, temos muito trabalho pela frente para combater de uma vez por todas a violência contra as mulheres e prestar apoio onde é mais necessário.