Israel pode fazer isso de novo! Noam Bettan representará o país na ESC 2026

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Israel está enviando Noam Bettan para o Festival Eurovisão da Canção 2023 em Viena. O jovem de 27 anos representa o seu país com uma canção promissora.

Israel entsendet Noam Bettan zum Eurovision Song Contest 2023 in Wien. Der 27-Jährige vertritt sein Land mit einem vielversprechenden Song.
Israel está enviando Noam Bettan para o Festival Eurovisão da Canção 2023 em Viena. O jovem de 27 anos representa o seu país com uma canção promissora.

Israel pode fazer isso de novo! Noam Bettan representará o país na ESC 2026

Ele é o homem do momento: Noam Bettan foi oficialmente nomeado representante de Israel no Festival Eurovisão da Canção 2023, que terá lugar em breve em Viena. O jovem de 27 anos, natural de Ra'anana, venceu os concorrentes no último show do popular programa de música Hakochav Haba, também conhecido como “The Next Star”. A grande decisão veio em Neve Ilan, onde o show foi apresentado por Assi Azar e Rotem Sela. Com uma mistura de votação pública e veredicto do júri, cada um com metade dos votos, Bettan conseguiu convencer e foi escolhido como sucessor de Yuval Raphael. Após a vitória, ele anunciou com orgulho: “Estou muito animado! É uma honra incrível representar o país”. Deutschlandfunk Kultur relata que Bettan representará o país com esta participação após uma longa série de debates que ocorreram anteriormente sobre a participação de Israel na competição.

E tudo isto num ano que traz consigo alguns grandes desafios. Um grupo de países, incluindo Espanha, Irlanda, Islândia, Países Baixos e Eslovénia, declararam oficialmente o seu boicote ao 70º Festival Eurovisão da Canção em protesto contra as ações de Israel na Faixa de Gaza nos últimos meses. Em meio a essas tensões políticas, Bettan sente que está entrando na “cova dos leões”, mas a expectativa pela atuação de maio prevalece.

Um novo capítulo musical

Sua jornada musical já começou de forma promissora. Bettan, cujos pais são franceses, é fluente em francês, hebraico e inglês. Em 2018 participou do show musical Aviv ou Eyal e lá ficou em terceiro lugar. Dois anos depois, em 2021, lançou seu primeiro single e alcançou sucesso local com as músicas "Buba" e "Madam". Bettan não é uma folha em branco e traz consigo uma emocionante mistura de influências e experiências.

Para sua participação no ESC, a equipe de estagiários já estará trabalhando em uma música que será cantada em francês, hebraico e inglês. A expectativa pela competição é grande não só entre o próprio Bettan, mas também entre seus torcedores. Embora Israel tenha competido no ESC 46 vezes desde a sua estreia em 1973, vencendo quatro vezes, Bettan pretende continuar o impressionante recorde do país neste grande evento.

Uma olhada na história da competição

Israel fez uma história notável no Festival Eurovisão da Canção no passado. O país nunca terminou em último e conseguiu chegar à Grande Final 13 das 20 vezes desde que as semifinais foram introduzidas em 2004. Isto demonstra a força musical e o empenho dos artistas. Bettan está agora pronto para continuar esta tradição e apresentar-se ao público internacional.

Quer seja a situação política ou a excitante atmosfera competitiva - uma coisa é certa: Bettan fará tudo o que estiver ao seu alcance para encantar o público em Viena e apresentar a cultura musical de Israel da melhor forma. Eurovision World acompanha a carreira do artista que agora quer brilhar no grande palco do ESC.