VANDALS DANO SREBRENICA Estação Memorial na Ponte Graz!
VANDALS DANO SREBRENICA Estação Memorial na Ponte Graz!
Graz, Österreich - Na sexta -feira, 1 de julho de 2025, um monumento temporário na ponte principal de Graz foi danificado no 30º aniversário do massacre de Srebrenica. The initiative ge_LEMENT had built this monument to the more than 8,000 victims of the terrible genocide in Bosnia comemorar.
Na ponte Archduke Johann, onze flores brancas foram colocadas como um símbolo de comemoração. Infelizmente, a maior dessas flores foi removida, o que foi condenado pela iniciativa. Ela vê esse incidente como um ataque ao processamento, trabalho de paz e proteção dos direitos humanos. "Estamos pedindo um esclarecimento completo sobre esse vandalenato", disse um porta -voz da iniciativa.
Uma expressão do protesto
Na segunda -feira à noite, onze pessoas se reuniram na ponte para protestar com sua presença. Este foi um sinal simbólico - 11 é 11 de julho, o Dia Internacional de Comemoração no massacre de Srebrenica. Nesse contexto, a iniciativa pensecontexto histórico para o massacre
O massacre de Srebrenica é considerado o maior crime contra a humanidade na Europa desde o final da Segunda Guerra Mundial. Em 11 de julho de 1995, as unidades da Bósnia-Serbiana levaram a cidade de Srebrenica sob o comando de Ratko Mladić. Mais de 7.000 bósnios muçulmanos, principalmente homens e meninos, perderam a vida nos dias seguintes. Isso aconteceu durante um período em que a decadência da Jugoslávia iniciou uma fase amarga da Guerra Civil. As tensões entre os grupos étnicos levaram à região da Bósnia e Herzegovina no início dos anos 90.
Srebrenica foi declarado uma zona de segurança da ONU, mas cerca de 350 soldados da ONU não conseguiram proteger os civis. Até 42.000 pessoas, incluindo 36.000 refugiados, estavam na cidade naquela época em que as atrocidades começaram. Mulheres e crianças foram separadas de homens que foram assassinados em massas. O Tribunal Penal Internacional da antiga Iugoslávia foi fundado para punir esses crimes. Até o momento, 161 pessoas foram acusadas.
Nos últimos anos, houve um aumento da discussão sobre a classificação da Classacre como genocídio. A situação é complicada por tensões políticas na Bósnia e Herzegovina, onde, entre outras coisas, o primeiro -ministro sérvio Aleksandar Vučić e o líder político dos sérvios da Bósnia, Milorad Dodik, estão repetidamente sob os holofotes. Em 11 de julho de 2024, a Bósnia e Herzegovina, bem como a ONU para a primeira internação de genocídio, e criaram um Dia Internacional de Comemoração para este dia.
As celebrações comemorativas que também são celebradas em Srebrenica lembram os terríveis eventos e preservam a memória das vítimas. Apesar das décadas de reforma, o massacre continua sendo um tópico controverso, e a busca pela verdade está longe de ser para muitos. Historikerin Belma Zulic Berichtet von Konstanten ticaktionen nach den überresten der errdedeten.
Details | |
---|---|
Ort | Graz, Österreich |
Quellen |
Kommentare (0)