De bicicleta para Viena: o passeio memorial pela paz começa em Wismar!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um passeio comemorativo de bicicleta de Wismar a Viena começa em 27 de junho de 2025 para comemorar a Segunda Guerra Mundial e a fundação da ONU.

Am 27. Juni 2025 startet eine Gedenk-Radtour von Wismar nach Wien, um an den Zweiten Weltkrieg und die UN-Gründung zu erinnern.
Um passeio comemorativo de bicicleta de Wismar a Viena começa em 27 de junho de 2025 para comemorar a Segunda Guerra Mundial e a fundação da ONU.

De bicicleta para Viena: o passeio memorial pela paz começa em Wismar!

Um passeio de bicicleta muito especial está chegando: o passeio memorial de bicicleta de Wismar a Viena começa em 27 de junho de 2025, dedicado a comemorar a Segunda Guerra Mundial e a fundação das Nações Unidas. Por ocasião do fim da Segunda Guerra Mundial, em 8 de maio de 1945, e da fundação da ONU, em 26 de junho de 1945, esta viagem enviará um forte sinal de paz e coesão. A turnê será celebrada com início comemorativo no campus da Universidade de Wismar, como parte do festival de verão da Universidade Infantil, que comemora seu 20º aniversário este ano.

A turnê é liderada por cinco homens, incluindo a lenda do ciclismo da RDA, Täve Schur, que participa da turnê em Magdeburg. O iniciador da campanha é Jörg Türmer, que explicou: “Queremos tomar uma posição contra o esquecimento”. Isto assume a forma de uma rota de aproximadamente 500 quilómetros que percorre a antiga linha de demarcação, onde os Aliados Ocidentais encontraram o Exército Vermelho Soviético em Maio de 1945.

De Wismar a Viena

No caminho, os ciclistas visitarão diversos monumentos, memoriais e locais históricos que fazem parte da cultura de memória da Segunda Guerra Mundial. Um total de 80 “Pontos de Interesse” (POIs) são documentados digitalmente para que as gerações futuras também possam vivenciar conexões históricas. O grupo é formado por integrantes de cidades como Lübeck, Rehna e Schwerin e percorrerá o percurso em diversas etapas. A primeira etapa vai de Wismar a Schwerin com parada no memorial em Trebbow.

Um destaque do passeio é a recepção em Viena, planejada em conjunto com a Universidade da Criança e as Nações Unidas. Esta recepção será acompanhada por uma demonstração pública de bicicletas, na qual mais de 50 participantes já confirmaram a sua participação. Sobre o site www.biketheline.de Qualquer pessoa interessada pode se inscrever e receber informações sobre o evento.

Trabalho de memória significativo

O passeio memorial de bicicleta se enquadra em um contexto mais amplo de trabalho de memória. O Gabinete da Juventude Franco-Alemã (DFJW) apoiou inúmeras comemorações este ano, como o 80º aniversário do desembarque na Normandia. Tais projetos reforçam a importância de colocar continuamente em foco os acontecimentos históricos e o seu impacto no presente e no futuro. O trabalho de memória e a educação para a paz são, portanto, de importância central para dar às gerações futuras uma compreensão profunda da orientação e da paz.

Para os ciclistas, a participação não é apenas uma contribuição desportiva, mas também um compromisso activo com a comemoração e o futuro. O passeio será acompanhado de forma mediática por um parceiro de vídeo que registará as experiências e mensagens dos participantes. Isto não só promove a recordação, mas também o intercâmbio entre gerações e culturas.

Os organizadores já procuram pelo menos 80 ciclistas para apoiar o passeio memorial de bicicleta. “É importante para nós que muitas pessoas se juntem e participem ativamente na comemoração e promoção da paz”, conclui Türmer. Toda a campanha promete não só momentos desportivos, mas também encontros inesquecíveis e um aprofundamento da nossa história.