200 anos de Johann Strauss: Segredos de um gênio musical!
Descubra a fascinante história de Johann Strauss e Viena enquanto celebramos o 200º aniversário do compositor.

200 anos de Johann Strauss: Segredos de um gênio musical!
No dia 14 de novembro de 2025, Viena estará em clima de festa e no seu melhor. Em frente à magnífica Ópera Estatal de Viena, na Opernring, carruagens puxadas por cavalos e jovens em roupas históricas estão prontos para oferecer ingressos para concertos. Os transeuntes aproveitam para tirar selfies em frente à ópera e discutir animadamente sobre os preços exorbitantes dos ingressos VIP. O barulho da rua mistura-se com os sons de um músico tocando nas margens do Danúbio, contribuindo para uma atmosfera única.
Neste evento, Ilse Heigerth, autoproclamada especialista em Strauss, guiará a cidade pelos lugares mais importantes de Johann Strauss (filho). A Ópera Estatal de Viena, inaugurada em 1869, é particularmente importante. Simboliza as contradições do gênero opereta, que hoje ocupa uma posição cultural elevada, mas só é apresentado uma vez por ano na passagem de ano com “Die Fledermaus” em seu cenário histórico.
Johann Strauss e seu tempo
Johann Strauss (filho) foi um superstar durante sua vida e competiu diretamente com seu pai. Com mais de 500 composições, entre valsas, polcas e operetas, deixou uma impressão duradoura. Muitas estreias de suas obras aconteceram no Theatre an der Wien. Na verdade, Strauss não era um grande fã de opereta, mas Jacques Offenbach encorajou-o a desenvolver o seu próprio estilo. O seu estilo físico de regência e um elevado nível de vaidade, que se expressava, por exemplo, na distribuição de mechas de cabelo às fãs, fizeram dele uma figura chave no cenário musical vienense.
A complexidade da vida de Strauss também é demonstrada por seu destino pessoal. Seus três casamentos não ocorreram sem problemas na Áustria católica. Sua primeira esposa, Henriette Treffz, era uma conhecida cantora de ópera. Ele também mudou sua cidadania e filiação religiosa, o que nem sempre foi aprovado na sociedade vienense. Tragicamente, o regime nazi abusou da sua herança e transformou-o numa figura de culto alemão, apesar das suas raízes judaicas.
Pontos culturais em Viena
Se quiser explorar a cidade, pode obter aconselhamento completo no Tourist Info Vienna, que está aberto todo o ano e tem vários locais, inclusive no aeroporto. A equipe fornece mapas e folhetos gratuitos da cidade e vende ingressos para eventos e excursões. O WiFi está disponível no Posto de Informações Turísticas da Albertinaplatz. Durante os meses de verão, as equipes móveis de informação turística (MoTi) circulam pela cidade para apoiar os turistas diretamente na ação.
Um destaque em Viena é a “Casa de Strauss” – um museu multimídia dirigido por Eduard Strauss VI, parente do compositor. Não só a sua música é homenageada aqui, mas também é apresentada uma árvore genealógica, proporcionando uma visão fascinante da história da dinastia Strauss. O monumento Strauss no parque da cidade também é um motivo fotográfico popular e é considerado o monumento mais fotografado da cidade. A popularidade da valsa, desaprovada no século XIX devido à sua proximidade ofensiva entre homens e mulheres, ajudou-a a tornar-se um símbolo de escapismo musical.
Se quiser saber mais sobre Johann Strauss e a cidade cultural de Viena, venha e aproveite os conselhos de especialistas do Tourist Info! Para mais informações estão disponíveis horários de contacto público por telefone ou email.
Para quem não quer apenas seguir os passos de Strauss, mas também busca as melhores formas de curtir a cidade, o aplicativo ivie é ideal – um guia gratuito da cidade com muitas dicas e informações sobre Viena.