Viena chocada: jovem de 15 anos preso novamente por radicalização!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um jovem de 15 anos de Hernals foi preso novamente após mostrar tendências radicais e ser suspeito de ataques planejados.

Ein 15-Jähriger aus Hernals wurde erneut festgenommen, nachdem er radikale Tendenzen zeigte und已 geplanter Anschläge verdächtigt wird.
Um jovem de 15 anos de Hernals foi preso novamente após mostrar tendências radicais e ser suspeito de ataques planejados.

Viena chocada: jovem de 15 anos preso novamente por radicalização!

No 17.º distrito de Viena, mais precisamente em Hernals, a polícia prendeu novamente um jovem de 15 anos que é o foco do Gabinete para a Protecção da Constituição. Este relatório 5 minutos. O adolescente conhece bem as autoridades; Ele foi preso em fevereiro de 2025 por causa de planos específicos para atacar a estação ferroviária Westbahnhof de Viena. Naquela altura, ele tinha apenas 14 anos e esteve sob custódia até outubro de 2025 por suspeita de pertencer a uma organização terrorista. Apesar do amplo apoio após a sua libertação da prisão, ele continuou a mostrar tendências radicais.

Depois de ter sido libertado, o jovem continuou a ser de grande interesse para as autoridades de segurança. De acordo com o Gabinete de Segurança do Estado e Combate ao Extremismo, ele desenvolveu uma afinidade perigosa com a propaganda islâmica radical e com armas brancas. Isto levou a uma busca domiciliar realizada em 25 de novembro de 2025, envolvendo oficiais da LSE e da força-tarefa Cobra. Durante a busca, o celular do jovem de 15 anos foi apreendido e agora está sendo examinado em busca de conteúdo suspeito. No mesmo dia foi preso novamente, agora por “suspeita de tentativa de formação de quadrilha”. Até agora, recusou-se a fazer quaisquer declarações e o Ministério Público de Viena solicitou a prisão preventiva com base nas suspeitas existentes.

Radicalização dos jovens

A situação que rodeia o jovem de 15 anos não é um caso isolado. As autoridades observam um aumento preocupante da radicalização dos jovens, muitas vezes através das redes sociais como o TikTok e o Instagram. Então relatado Proteção Constitucional.de que esta radicalização ocorre frequentemente em câmaras de eco digitais, onde fantasias violentas e ideologias extremistas são repetidamente discutidas. Muitos jovens não têm ligação direta com estruturas clássicas de extremismo de direita, mas a glorificação de assassinos violentos ainda é muito bem recebida.

O desenvolvimento de um grande número de grupos de jovens a nível nacional que se distinguiram através de ações militantes, por exemplo contra o Christopher Street Day, mostra a rapidez com que os processos de radicalização podem ocorrer. Um exemplo é o grupo extremista de direita “Last Defense Wave”, que até planeou incêndios criminosos e ataques explosivos. Neste contexto, é importante sublinhar que os jovens que estão sob pressão social são muitas vezes vulneráveis. Os professores e as comunidades locais precisam de prestar mais apoio neste domínio.

O papel da comunidade

O Ministro Federal do Interior, Dobrindt, enfatiza a importância das comunidades locais. As escolas, os clubes e especialmente as famílias devem reagir ativamente à evolução da radicalização, mas isso muitas vezes requer recursos consideráveis. Notado a esse respeito WDR que o trabalho profissional com jovens é visto como uma medida preventiva para combater os ataques extremistas.

Chegou a hora de todos os envolvidos – desde professores até serviços sociais – terem uma boa noção de como proporcionar aos jovens um ambiente social positivo. São necessários sensibilização, apoio e limites claros para combater a radicalização crescente e pôr fim ao ciclo de violência. O desafio é óbvio: o trabalho com jovens e o ambiente social devem trabalhar de mãos dadas para contrariar os ideais perigosos que são frequentemente difundidos na Internet.