Fiaker-mili: Vienna de vida deslumbrante entre fama e ruína
Fiaker-mili: Vienna de vida deslumbrante entre fama e ruína
Wien, Österreich - Viena produziu muitos ícones, mas apenas alguns viveram nas memórias das pessoas como a cantora não convencional Emilie Turocek, mais conhecida como fiaker-mili . Nascida em 30 de junho de 1846 em más condições no Alsergrund, ela se tornou uma estrela deslumbrante da vida noturna de Viena no século XIX. Mas seu caminho para a fama era tudo menos direto, o que hoje não apenas a torna uma figura fascinante na história, mas também um símbolo para a mulher emancipada daquela época.
Pela primeira vez na imprensa, ela foi mencionada em 1867, mas com ceticismo. Ela até se referiu ao "Diário Estrangeiro" como "Pessoa Dúbia". No entanto, o desenvolvimento de seu talento era imparável. Suas aparições nos salões de buquê e mais tarde em restaurantes conhecidos como o Thaliasale e os três salões de três anúncios obtiveram seus rápidos sucessos. Seus dísticos salgados eram particularmente populares, como o famoso "ainda sou tão inexperiente", que ofereceu uma profunda visão do mundo frívolo e apaixonado de seu tempo, e o público inspirou.
da fama ao caso
Com uma ousada roupa de jóquei, que não apenas conduziu os olhos, mas também exigia licenças policiais, ela colocou as convenções da empresa à prova. Na indústria de diversões, que frequentemente colidiu com questões morais, Fiaker-mili era uma das poucas mulheres que ousaram lutar por expectativas sociais. Em seu arquivo policial, no entanto, ela também foi administrada como prostituta, que destaca a ambivalência de sua carreira. Suas aparências não eram apenas moldadas pelas artes, mas também de um certo risco, porque o Fiaker era frequentemente o meio de transporte para corujas noturnas e profissionais do sexo da época.
Mas a felicidade não durou para sempre. Após seu casamento com Ludwig Demel em 1874, uma fiaker, ela pensou em se retirar dos holofotes e continuar sua vida na empresa de vagões do marido. No entanto, isso foi diferente do planejado. Apenas alguns meses depois, ela teve que registrar a falência e rapidamente desapareceu do público. Seus últimos anos foram moldados pela pobreza e, em 13 de maio de 1889, ela morreu de cirrose em Dornbach, aos 42 anos de idade. Um obituário no "Neue Wiener Tagblatt" lembrou sua fama anterior e o dramático contraste no fim da vida.
Uma herança duradoura
O mito de Fiaker-mili vive. Na ópera "Arabella", ela foi imortalizada por Hugo von Hofmannsthal, enquanto representações cinematográficas como "Fiakermilli - Darling of Vienna" de 1953 trouxeram sua lenda na tela. Sua importância para a cultura vienense foi reconhecida novamente em 2022, nomeando parte do caminho do canal do Danúbio para o passeio emilie Turecek, que mostra que sua história está profundamente impressionada na memória coletiva da cidade.
Os tópicos de luxúria e vício que tinham importância central em Viena no século XIX também acompanharam Fiaker-mili em sua vida e suas aparências, como o Museu Leopold cumpre. Numerosos eventos e bolas de dança se tornaram pontos de prazer e sedução durante esse período, e Emilie Turocek foi sem dúvida um componente central dessa época emocionante. ) Historywiki Adiciona a biografia ... e o Museu fornece o contexto cultural
Details | |
---|---|
Ort | Wien, Österreich |
Quellen |
Kommentare (0)