Ataque com faca em Favoriten: facadas de perpetrador desconhecido!
Em 5 de novembro de 2025, ocorreu uma tentativa de assalto em Viena-Favoriten, na qual um homem de 26 anos ficou ferido.

Ataque com faca em Favoriten: facadas de perpetrador desconhecido!
Um incidente preocupante ocorreu em 5 de novembro de 2025 em Viena-Favoriten. Na Arthaberplatz, um homem de 26 anos foi vítima de uma tentativa de assalto em que o autor, um homem de cerca de 20 anos, golpeou com uma faca e feriu a vítima no braço. O horário do ataque foi por volta das 18h15. Apesar de uma busca imediata pela polícia, o autor do crime permanece desconhecido e conseguiu escapar. Ainda não há informações confiáveis sobre os antecedentes e os motivos do ataque.
A vítima foi rapidamente atendida pelo serviço de resgate profissional de Viena e levada a um hospital onde está recebendo cuidados médicos. A polícia iniciou uma investigação para localizar o autor do crime e evitar novos ataques. Tais incidentes pintam um quadro chocante da segurança nas áreas urbanas da Áustria.
Os antecedentes do crime em Viena
A situação alarmante provocou uma ampla discussão sobre o crime em Viena e em toda a Áustria. Cerca de 528 mil crimes foram denunciados em 2023, o nível mais alto desde 2016. O que chama a atenção é que cerca de um terço desses crimes, cerca de 186 mil, foram cometidos na capital federal. 85.400 desses crimes receberam muita atenção pública, o que deixa claro que muitas vezes são assuntos explosivos, como relata de.statista.com.
O tema do crime estrangeiro é frequentemente discutido entre a população. Cerca de 43% dos suspeitos e condenados são estrangeiros, muitos deles provenientes de países como a Roménia, a Alemanha e a Sérvia. Estas estatísticas levantam preocupações sobre se a imigração piorou a situação de segurança na Áustria. Segundo uma sondagem, 70% dos austríacos acreditam que os imigrantes contribuem para o aumento da criminalidade.
O incidente em Favoriten enquadra-se neste contexto de crescente insegurança na cidade, que é particularmente perceptível nas regiões urbanas. As drogas e os crimes económicos também desempenham um papel no caldeirão do crime. Em 2023, foram notificados cerca de 35 400 casos de crimes relacionados com drogas em toda a Áustria, um aumento em comparação com o ano anterior.
Reações e medidas
As reações ao ataque com faca e incidentes semelhantes pintam um quadro de preocupação entre os cidadãos. Muitos apelam à polícia e ao governo para que tomem medidas mais eficazes para proteger a população. Embora a densidade policial possa variar na Áustria, a confiança na polícia é surpreendentemente estável, com 77% dos inquiridos a afirmarem, na primavera de 2024, que confiam nas autoridades investigadoras. Mas depois deste ataque, o quadro poderá mudar rapidamente.
A investigação está em andamento e as forças de segurança estão tentando solucionar o crime rapidamente. Pede-se aos cidadãos que estejam vigilantes e denunciem qualquer atividade suspeita. Todos esperam que tais incidentes em breve sejam coisa do passado e que as ruas de Viena se tornem novamente mais seguras.